Governo do Amazonas lança campanha para reduzir o perigo de acidente aéreo nos municípios amazonenses - Blog do Rio Negro - Amazonas


O Governo do Estado, sob a coordenação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), lançou nesta quarta-feira (15), em Carauari (a 786 quilômetros de Manaus), a Campanha de Combate ao Perigo Aviário Estadual. O objetivo é conscientizar a população e os setores público e privado dos municípios a destinar corretamente o lixo, afastando a aglomeração de aves nas proximidades dos aeroportos.

A campanha tem a parceria de Prefeituras, com o envolvimento direto de suas secretarias municipais de meio ambiente. Em Carauari, o apoio é dado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Semdesma).

Em Carauari, a equipe do Ipaam está composta por um analista ambiental e dois assistentes técnicos, que recebe reforço de estudantes selecionados pela Semdesma para fazerem abordagens em residências, empreendimentos comerciais, feiras, escolas, universidade e aeroporto, além de entidades governamentais e não governamentais e outros locais estratégicos. Na reunião desta quarta-feira, em Carauari, foi definida uma agenda de execução da campanha.

No momento das abordagens será distribuído um folheto educativo com as práticas positivas que a população deve ter em relação aos resíduos. Também serão afixados cartazes e baneres em locais de grande visibilidade para comunicar à população a realização da campanha. Os próximos municípios a receber a edição deste ano da campanha são Parintins, de 20 a 24 de maio, e Tabatinga, de 27 a 31 deste mês.

A campanha de conscientização sobre o perigo aviário foi iniciada no município de Parintins em 2012. Neste ano, serão no total 14 municípios a trabalhar em parceria com o Ipaam, por meio da Gerência de Educação Ambiental. Além de Carauari, Parintins e Tabatinga, nos próximos meses a campanha vai chegar em Barcelos, Humaitá, Lábrea, Tefé, Coari, Eirunepé, Borba, Manicoré, Fonte Boa, Santa Isabel do Rio Negro e Maués.

O presidente do Ipaam, Antonio Stroski, explica que Carauari foi escolhido para dar início à campanha em 2013 porque o município  já chegou a ser penalizado, em setembro de 2007, com o fechamento das operações de pouso e decolagem do aeroporto, pela 2a Vara de Justiça do Amazonas, em decorrência do perigo aviário associado à gestão de resíduos sólidos.

“Consideramos ainda o fato da atual administração municipal ter expressado o desejo de resolver definitivamente a questão sobre o tema e do município ser estratégico economicamente para a Microrregião do Juruá pela consolidação do polo de gás”, completou Stroski.

Legislação – A Legislação brasileira estabelece restrições para um raio de 20 quilômetros em torno de aeroportos. As limitações ao redor dos aeroportos servem para evitar a abertura de lixões, matadouros e outras ocorrências que possam atrair aves. Chamado de Área de Segurança Aeroportuária (ASA), o uso do solo dentro do perímetro fica condicionado ao cumprimento das normas de segurança operacional de aviação e ambientais. Para os casos de descumprimento das regras, estão previstas penalidades como suspensão da atividade, interdição da área e multa.

No Amazonas, além de Carauari em 2007, também Tefé (2006) e Parintins (agosto/2011) são exemplos de municípios que  tiveram restrições de horários de operação por causa da presença de urubus no espaço de segurança aeroportuária.

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais Dicas e macetes Downloads Educação em Nova Olinda do Norte Esporte estágio e aprendiz FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados Piadas e bobagens PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Política por meio da 24ª Cicom Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador
 
Top