Dia 06 de maio. Aniversário de 255 anos de Barcelos. E para celebrar a data com toda família barcelense, a prefeitura realizou uma semana de eventos esportivos e culturais em comemoração a uma das mais importantes cidades do Amazonas Junte-se a nós e venha comemorar os 255 anos do nosso município. Baixe a programação: Programação da semana do municipio
Os Barcelenses estão de parabéns, gente que, com seu trabalho diário, constrói a pujança da cidade. Muitos aqui nasceram, outros aqui chegaram e constituíram família. Por isso, não medem esforços quando se fala em solidariedade, em busca do bem-estar comum.
As comemorações têm como objetivo divulgar a história de Barcelos, oportunizando à população o acesso e o conhecimento dos fatos que marcaram a sua formação histórica, despertando o interesse das novas gerações, a fim de familiarizar-se com a evolução histórica de nosso município, bem como proporcionar momentos de lazer em locais públicos, divulgando ao mesmo tempo os talentos de nossa terra.
![]() | ![]() |
Barcelos completa 255 Anos hoje dia 06 de maio de 2013. Muito tempo desde de que o Capitão General Francisco Xavier de Mendonça Furtado, elevou a Aldeia de Mariuá à Categoria de Vila com foros de Capital da Capitania, em 06 de maio de 1758 tendo sido seu primeiro governador o Sr. Joaquim de Melo e Póvoas. A partir daí, passou a ser chamada de BARCELOS, em homenagem a cidade portuguesa do Minho, obedecendo, assim, normas contidas no Diretório dos índios que estabelecia que os nomes das povoações indígenas deveriam ser mudados para nomes portugueses.

![]() | ![]() |
O povo de Barcelos tem muito o que se orgulhar, listarei apenas dez razões:
1. Foi a primeira capital do Estado do Amazonas
2. É considerado um dos maiores município brasileiro em extensão e o terceiro do mundo, com uma área de 122.476 Km2;
3. Em Barcelos encontra-se a “Cachoeira do Eldorado”, considerada a maior do Brasil em queda d´água livre, com 400 metros de extensão;
4. Também encontramos em Barcelos o “Abismo Guy Collet” considerado a caverna mais profunda do Brasil;
5. Destaca-se também na grande produção exportador de peixes ornamentais;
6. Possui um bom potencial turístico: possui as mais bonitas praias do Amazonas;
7. Em suas terras, encontramos parte do “Parque Nacional do Jaú”. Fica aqui também o “Parque Estadual da Serra do Aracá”;
8. A Área de Proteção Ambiental Mariuá possui 1.400 ilhas, considerado o maior Arquipélago fluvial do mundo;
9. É considerado o melhor local do Amazonas para a pesca esportiva: os maiores Tucunarés do mundo são encontrados em Barcelos;
10. Para finalizar, Barcelos promove uma belíssima festa chamada de “O Festival do Peixe Ornamental” – foi instituído em 1994 e homenageia a cultura do município e a vida dos pescadores conhecidos como "piabeiros". Na época da festa, o pescador expõe espécies raras de peixes e os turistas elegem o mais exótico. A festa costuma atrair milhares de pessoas, cerca de 25.000 visitantes e apresenta uma programação de pesca desportiva, ecoturismo e espetáculos.
HINO DE BARCELOS
Letra por Sargento D'jalma do Nascimento Melo
Melodia por Sargento D'jalma do Nascimento Melo
Em breve uma singela homenagem ao Sargento Djalma
Ouça no player:
Barcelos cidade querida
Já fostes uma capital
Por ti eu darei minha vida, e a
Tua bandeira vai içando tão legal.
Tem sorva, borracha, castanha, piaçava
Palmito que nunca se acaba,
Querido torrão do nosso coração,
Também pertence a um pedaço da nação,
Campinas e praias e o vento a soprar,
Nos lagos os homens que vivem a pescar,
Barcelos, o torrão varonil, deste grande
Amazonas, um pedaço do Brasil.
É uma cidade bem ajardinada
Barcelos tem coisa encantada,
Furta-cor cardinal,
peixe-boi fenomenal,
As tuas ilhas e o teu lindo florestal
Teu sol a brilha com o céu tão azul,
A noite o luar, e o cruzeiro do sul,
Barcelos com teu parque infantil
Dos teus bancos de praça
Apreciamos o teu rio.
Bandeira

Descrição
Seu desenho consiste em um retângulo dividido em três linhas horizontais de mesma largura sendo a superior amarela, a intermediária branca e a inferior azul. No lado esquerdo da faixa superior (lado do mastro) há um cantão azul de altura equivalente a 1/3 da largura da bandeira. Neste cantão há três estrelas brancos de cinco pontas na qual uma das pontas está voltada para a cima. A distribuição das estrelas forma um triângulo isósceles obtusângulo invertido.
Se ainda não conhece, vale um dia visitar a cidade menina e fazer um divertido passeio por nossas ilhas e praias paradisíacas.
PARABÉNS BARCELOS!!