Dia 06 de maio. Aniversário de 255 anos de Barcelos. E para celebrar a data com toda família barcelense, a prefeitura realizou uma semana de eventos esportivos e culturais em comemoração a uma das mais importantes cidades do Amazonas Junte-se a nós e venha comemorar os 255 anos do nosso município. Baixe a programação: Programação da semana do municipio
Os Barcelenses estão de parabéns, gente que, com seu trabalho diário, constrói a pujança da cidade. Muitos aqui nasceram, outros aqui chegaram e constituíram família. Por isso, não medem esforços quando se fala em solidariedade, em busca do bem-estar comum.
As comemorações têm como objetivo divulgar a história de Barcelos, oportunizando à população o acesso e o conhecimento dos fatos que marcaram a sua formação histórica, despertando o interesse das novas gerações, a fim de familiarizar-se com a evolução histórica de nosso município, bem como proporcionar momentos de lazer em locais públicos, divulgando ao mesmo tempo os talentos de nossa terra.
Barcelos completa 255 Anos hoje dia 06 de maio de 2013. Muito tempo desde de que o Capitão General Francisco Xavier de Mendonça Furtado, elevou a Aldeia de Mariuá à Categoria de Vila com foros de Capital da Capitania, em 06 de maio de 1758 tendo sido seu primeiro governador o Sr. Joaquim de Melo e Póvoas. A partir daí, passou a ser chamada de BARCELOS, em homenagem a cidade portuguesa do Minho, obedecendo, assim, normas contidas no Diretório dos índios que estabelecia que os nomes das povoações indígenas deveriam ser mudados para nomes portugueses.
O povo de Barcelos tem muito o que se orgulhar, listarei apenas dez razões:
1. Foi a primeira capital do Estado do Amazonas
2. É considerado um dos maiores município brasileiro em extensão e o terceiro do mundo, com uma área de 122.476 Km2;
3. Em Barcelos encontra-se a “Cachoeira do Eldorado”, considerada a maior do Brasil em queda d´água livre, com 400 metros de extensão;
4. Também encontramos em Barcelos o “Abismo Guy Collet” considerado a caverna mais profunda do Brasil;
5. Destaca-se também na grande produção exportador de peixes ornamentais;
6. Possui um bom potencial turístico: possui as mais bonitas praias do Amazonas;
7. Em suas terras, encontramos parte do “Parque Nacional do Jaú”. Fica aqui também o “Parque Estadual da Serra do Aracá”;
8. A Área de Proteção Ambiental Mariuá possui 1.400 ilhas, considerado o maior Arquipélago fluvial do mundo;
9. É considerado o melhor local do Amazonas para a pesca esportiva: os maiores Tucunarés do mundo são encontrados em Barcelos;
10. Para finalizar, Barcelos promove uma belíssima festa chamada de “O Festival do Peixe Ornamental” – foi instituído em 1994 e homenageia a cultura do município e a vida dos pescadores conhecidos como "piabeiros". Na época da festa, o pescador expõe espécies raras de peixes e os turistas elegem o mais exótico. A festa costuma atrair milhares de pessoas, cerca de 25.000 visitantes e apresenta uma programação de pesca desportiva, ecoturismo e espetáculos.
HINO DE BARCELOS
Letra por Sargento D'jalma do Nascimento Melo
Melodia por Sargento D'jalma do Nascimento Melo
Em breve uma singela homenagem ao Sargento Djalma
Ouça no player:
Barcelos cidade querida
Já fostes uma capital
Por ti eu darei minha vida, e a
Tua bandeira vai içando tão legal.
Tem sorva, borracha, castanha, piaçava
Palmito que nunca se acaba,
Querido torrão do nosso coração,
Também pertence a um pedaço da nação,
Campinas e praias e o vento a soprar,
Nos lagos os homens que vivem a pescar,
Barcelos, o torrão varonil, deste grande
Amazonas, um pedaço do Brasil.
É uma cidade bem ajardinada
Barcelos tem coisa encantada,
Furta-cor cardinal,
peixe-boi fenomenal,
As tuas ilhas e o teu lindo florestal
Teu sol a brilha com o céu tão azul,
A noite o luar, e o cruzeiro do sul,
Barcelos com teu parque infantil
Dos teus bancos de praça
Apreciamos o teu rio.
Bandeira
Descrição
Seu desenho consiste em um retângulo dividido em três linhas horizontais de mesma largura sendo a superior amarela, a intermediária branca e a inferior azul. No lado esquerdo da faixa superior (lado do mastro) há um cantão azul de altura equivalente a 1/3 da largura da bandeira. Neste cantão há três estrelas brancos de cinco pontas na qual uma das pontas está voltada para a cima. A distribuição das estrelas forma um triângulo isósceles obtusângulo invertido.
Se ainda não conhece, vale um dia visitar a cidade menina e fazer um divertido passeio por nossas ilhas e praias paradisíacas.
PARABÉNS BARCELOS!!