Vinte municípios do interior do Amazonas já receberam os kits para a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em suas sedes. A ação é fruto da parceria entre a Associação Amazonense de Municípios (AAM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM) e o Governo do Amazonas por meio da Junta Comercial e Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
De acordo com o presidente da associação e prefeito de Boca do Acre, Iran Lima, o projeto irá provocar a médio e longo prazo, um grande impacto econômico e social no interior do Amazonas, uma vez que irá integrar em um único sistema informatizado e online, diversos órgãos públicos estaduais e federais necessários para a abertura de empresas no interior.
“A burocracia e as distâncias vão acabar pois o empreendedor não precisará vir à capital apenas para solicitar um laudo, uma certidão ou um documento. Ele fará tudo isso na sua própria cidade, assegurando a legalidade de sua empresa e também beneficiando o município com a geração de empregos e recolhimento de impostos no interior”, avaliou Lima.
Ainda de acordo com o prefeito, os municípios selecionados nesta fase do projeto são os mais adiantados na implantação da Redesim em suas administrações, com espaço destinado para a Sala do Empreendedor (espaço exclusivo para atendimento dos empresários) e agentes de desenvolvimento (funcionários públicos indicados pelas próprias prefeituras) já habilitados para uso do sistema.
Switch
Os kits já entregues aos municípios para implantação em suas respectivas sedes são compostos por microcomputador, nobreak impressora multifuncional, webcam, fone de ouvido, antena para recebimento de Internet e switch (equipamento usado para distribuir o sinal entre computadores).
Nesta primeira “remessa” de equipamentos foram beneficiados os municípios de Maués, São Sebastião do Uatumã, Fonte Boa, Borba, Rio Preto da Eva, Urucurituba, Envira, Guajará, Manaquiri, Itapiranga, São Paulo de Olivença, Iranduba, Silves, Barcelos, Careiro da Várzea, Urucará, Careiro Castanho e Eirunepé.
Todos os 61 municípios do interior do Amazonas já aprovaram em seus legislativos, a Lei para implantação da Redesim. Desde o início da parceria entre AAM e Sebrae-AM em 2009, sete turmas com 102 agentes de desenvolvimento foram treinados e capacitados para utilização do sistema.