Com objetivo de expandir a comercialização do abacaxi cultivado no município de Barcelos (399 km de Manaus), a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), por meio dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), acompanhou no último dia 22, segunda-feira, a comercialização de 2.000 frutos de abacaxi colhidos na propriedade do agricultor familiar, Valdenir geraldo Chaul, situada na localidade Carvoeiro.
“O município que produzia o fruto em pequena escala, hoje, mostra excelentes resultados. Exemplo disso é a produção do agricultor Valdenir, que iniciou com uma plantação tímida, e atualmente cultiva 20 mil mudas, onde colhe a cada 6 meses o total de 3 mil frutos”, destacou a gerente da Unidade Local / Barcelos, Gilciane Plácido.
Com a orientação técnica do Idam, o agricultor comercializou os frutos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Cerca de 40 agricultores locais já foram cadastrados para participar do PAA, onde o destaque é para o cultivo do abacaxi.
De acordo com Gilciane, a ideia é inserir mais famílias nos programas de políticas públicas visando gerar alternativas de comercialização e, consequentemente, o aumento da renda e qualidade de vida para o homem do campo.
Apesar de o carro chefe do município ser a plantação de mandioca para produção de farinha, atualmente a região já dispõe de 50 famílias trabalhando com o cultivo do abacaxi. “Isso é resultado da Unidade Demonstrativa de abacaxi implantada em 2008, pelo governo do Estado, por meio do Idam que incentivou muitas famílias a investir na atividade”, finalizou Gilciane.