O superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini, entregou na manhã desta sexta-feira, dia 5 de abril o Registro Provisório de Constituição da Coomaru (Cooperativa Mista Agroextrativista do Rio Unini), que atuará nos setores do extrativismo, agricultura, turismo ecológico e pescas ornamental, esportiva e comercial. A cooperativa está localizada no Rio Unini, no município de Barcelos, calha do Rio Negro.
Adriano Fassini entrega Registro Provisórios aos cooperativistas da Coomaru
A cerimônia foi realizada na sede do Sistema OCB/Sescoop-AM e contou com a participação do presidente da cooperativa, João Evangelista Rodrigues de Souza, do diretor administrativo, Levy Castro da Silva e do diretor financeiro, Erivan Amazonas, além do coordenador de Programas de Desenvolvimento Humano da Fundação Vitória Amazônica, engenheiro agrônomo, Ignácio Oliete e o presidente da Associação Moradores do Rio Unini - Amoru, José Dionizio Silva.
Adriano Fassini saudou os cooperativistas, e os parabenizou pela iniciativa de constituir a cooperativa, que teve inicio em 2008, além de colocar a estrutura do sistema a disposição da atual diretoria para realizar capacitação e auxiliar na profissionalização, gestão e governança do negócio.
O superintendente falou sobre o convênio firmado entre o Sistema OCB/Sescoop-AM e a Jucea (Junta Comercial do Estado do Amazonas) para auxiliar na regularização da documentação das cooperativas, conforme estabelece a legislação, para não ocorrer problemas no futuro. Adriano deu orientação sobre os programas de linhas de créditos disponíveis nas instituições financeiras e Afeam (Agências de Fomentos do estado do Amazonas) que podem ser acessados pelas cooperativas de todo o Estado.
“O nosso papel é fomentar e fortalecer o cooperativismo no Amazonas, mas para isso acontecer, precisamos da participação das cooperativas, para nos dar o aval de representá-las. Eu particularmente acredito muito no potencial da cooperativa Coomaru”, afirmou o superintendente.
Para João Evangelista Rodrigues de Souza, a constituição da cooperativa, a partir desse momento serve de exemplo para todas as comunidades do município, pois vai dar oportunidades aos comunitários de confeccionar peças de artesanato com o cipó Titica, fortalecer o turismo e incentivar a produção agrícola, extrativismo e a pesca.
Segundo o presidente, aproximadamente 200 famílias com mais de 1.500 membros estão envolvidos com o cooperativismo na região, e isso surge para a população como incentivo e saída na geração e distribuição de renda aos moradores do município.
Evangelista afirmou ainda que, atualmente tem o apoio da Fundação Vitória Amazônica que ajuda na logística, fomento e distribuição da produção e também com a prefeitura de Barcelos, na pessoa do atual prefeito, José Ribamar Beleza, que ajudou na constituição da cooperativa e liberou financiamento para a compra da produção dos cooperados para incluir na merenda escolar dos estudantes do município.
“Acredito no sucesso do cooperativismo na nossa região, porque temos grandes parceiros que contribuirão fortemente para o crescimento desse negócio que estamos começando hoje. Os cooperados estão Unidos e atentos para fazerem a diferença na economia do município”, finalizou o presidente.
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom - Cooperativa de Comunicação do Amazonas