Fonte: Portal do Holanda
Nove policiais militares da 27a Cicom foram presos esta manhã acusados de envolvimento com traficantes em Manaus. Os presos são: sargentos Alcimar Moreira e Nilvado Vieira; cabos Robson dos Santos e Edson Franca; soldados Andrey Silva, Heima Ricart, Márcio Gonzales, Allan Perea e Wilmar do Carmo.
Foram presos ainda os traficantes Erik Azevedo de Andrade, Kleverton Fernandes Portilho, Katiúcia Socorro Rodrigues de Freita e Vanhaeren Francisco de Oliveira.
Eles estão sendo ouvidos pela Policia Civil e há suspeitas de envolvimento de mais policiais com o tráfico de drogas.
De acordo com o tenente coronel Amadeu Soares, coordenador do Ronda, as investigações que resultaram na prisão dos policiais militares começaram há sete meses, depois de denúncias de colegas de fardas e moradores da Zona Norte.
“Recebemos vários bilhetinhos dos moradores”, disse Amadeu, afirmando que no inquérito policial existem provas robustas contra os militares, apontado por ele como “ervas da daninha”.
Amadeu disse que os policiais presos extorquiam nas bocas,e também quando prendiam acusados de tráfico de drogas não apresentavam a autoridade policial, faziam acertos no meio da rua e outras vezes tomavam droga dos “aviões” para uso próprio ou para venda.
O comandante geral da PM, coronel Almir David, que esteve na coletiva de imprensa, lamentou o fato, mas deixou claro que os policiais terão o direito da ampla defesa.
O delegado Emerson Negreiros, diretor do Departamento Metropolitano, disse que apesar das prisões as investigações ainda não foram concluídas. Garantiu que a representação pela prisão preventiva dos PMs teve parecer favorável do Ministério Público e o do juiz Carlos Jardim, da 2ª Vecute, que decretou os mandados que foram cumpridos na manhã de hoje.