A fabricante de equipamentos de informática Positivo pretende lançar seu tablet até final do ano, de acordo com o presidente da companhia, Hélio Rotenberg. O equipamento - que deve rodar com o sistema operacional do Google, Android -, já está sendo fabricado pela companhia.
Rotenberg não informou se a fabricação do equipamento será realizada em Curitiba, Ilhéus ou em Manaus, onde a companhia tem unidades fabris. Segundo o presidente da empresa, o incentivo para fabricação (Processo Produtivo Básico (PPB)) saiu há algum tempo.
"O varejo vai estar repleto de tablet da Positivo no Natal", afirma Rotenberg.
A companhia avaliou, segundo o executivo, oportunidades de mercado e chegou a conclusão que pode competir com a Apple, sem a necessidade de entrar apenas em um nicho de atuação. "Vamos ter uma presença no segmento educacional, mas seremos fortes no varejo", afirma.
De acordo com Rotenberg, a companhia investiu na fabricação do tablet e de aplicativos para o funcionamento do equipamento. Dos R$ 50,5 milhões de investimentos destinados a 2011, a Positivo afirma ter gastado R$ 31 milhões, valor que já conta com o investimento feito para o tablet.
A consultoria IDC estima que 400 mil tablets serão vendidos neste ano, quatro vezes mais do que o volume vendido em 2010.