Barcelos completou 253 Anos no dia 06 de maio de 2011. Muito tempo desde de que o Capitão General Francisco Xavier de Mendonça Furtado, elevou a Aldeia de Mariuá à Categoria de Vila com foros de Capital da Capitania, em 06 de maio de 1758 tendo sido seu primeiro governador o Sr. Joaquim de Melo e Póvoas. A partir daí, passou a ser chamada de BARCELOS, em homenagem a cidade portuguesa do Minho, obedecendo, assim, normas contidas no Diretório dos índios que estabelecia que os nomes das povoações indígenas deveriam ser mudados para nomes portugueses.
O povo de Barcelos tem muito o que se orgulhar, listarei apenas dez razões:
1. Foi a primeira capital do Estado do Amazonas
2. É considerado o maior município brasileiro e o segundo do mundo, com uma área de 122.476 Km2;
3. Em Barcelos encontra-se a “Cachoeira do Eldorado”, considerada a maior do Brasil em queda d´água livre, com 400 metros de extensão;
4. Também encontramos em Barcelos o “Abismo Guy Collet” considerado a caverna mais profunda do Brasil;
5. Destaca-se também na grande produção nacional e na exportação de peixes ornamentais;
6. Possui um bom potencial turístico: possui as mais bonitas praias do Amazonas;
7. Em suas terras, encontramos parte do “Parque Nacional do Jaú”. Fica aqui também o “Parque Estadual da Serra do Aracá”;
8. A Área de Proteção Ambiental Mariuá possui 1.400 ilhas, considerado o maior arquipélogo fluvial do mundo;
9. É considerado o melhor local do Amazonas para a pesca esportiva: os maiores Tucunarés são encontrados em Barcelos;
10. Para finalizar, Barcelos promove uma belissima festa chamada de “O Festival do Peixe Ornamental” – foi instituido em 1994 e homenageia a cultura do município e a vida dos pescadores conhecidos como "piabeiros". Na época da festa, o pescador expõe espécies raras de peixes e os turistas elegem o mais exótico. A festa costuma atrair milhares de pessoas, cerca de 25.000 visitantes e apresenta uma programação de pesca desportiva, ecoturismo e espectáculos.
Obs:Penso que a festa para comemorar o aniversário de Barcelos poderia ser maior, mas o que vale é amor pela “nossa terrinha”.