Governador Omar Aziz anunciou nesta quarta-feira (27) o aumento durante a posse dos novos diretores das cinco unidades de ensino da Universidade do Estado do Amazonas (Marcelo Cadilhe)
Professores da rede estadual de ensino terão um reajuste salarial de 8% este ano, retroativo ao mês de março. Essa pelo menos é a intenção do Governo do Estado, que apresentou o percentual como contraproposta ao reajuste reivindicado pela categoria (15%), em reunião realizada no último dia 18 deste mês.
Os trabalhadores começarão a receber os novos valores a partir de maio. O aumento foi um dos anúncios feitos ontem pelo governador Omar Aziz, durante a solenidade de posse dos novos diretores das cinco unidades de ensino da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), pela primeira vez eleitos de forma direta pela comunidade acadêmica.
Muito aplaudido, Omar anunciou que o reajuste é resultado de um primeiro entendimento entre governo e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e que agora espera contar com a compreensão da categoria para que aprove o reajuste, superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) anual de 6,2%, em assembleia da categoria no dia 3 de maio.
O governador ressaltou que, em seu governo, dará prioridade à formação acadêmica e profissional como condição para o desenvolvimento do Amazonas.
“O Estado sofre hoje com a carência de mão-de-obra especializada e formada aqui e é preciso que a Educação supra essa lacuna”, avaliou.
Omar elogiou o trabalho feito hoje pela UEA e a importância da instituição para a formação de mão-de-obra qualificada.
Ele disse que a instituição conseguiu avanços significativos ao ponto de hoje, em dez anos de existência, possuir aproximadamente 25 mil alunos, multicampi espalhados pelo Estado, mil professores e 750 servidores, segundo ele, resultado do esforço do governo para dotar a instituição de estrutura para funcionar.
Fonte: A crítica