Pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em 2010 mostra que infraestrutura de Barcelos melhorou bastante (Antônio Menezes)
Um estudo realizado pelo Ministério do Turismo apontou que o município de Barcelos apresentou relevantes melhorias em sua infraestrutura de moradia no ano passado. Intitulado “Índice de Competitividade do Turismo Nacional - 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico”, a metodologia gera índices em 13 dimensões ligadas à atividade turística e permite monitorar a eficiência de um destino turístico sob a ótica da competitividade. Atualmente, os principais atrativos turísticos de Barcelos são a pesca esportiva, pesca ornamental, além de parques, praias e cachoeiras preservadas.
No Amazonas, Manaus, Barcelos e Parintins estão entre os 65 indutores de turismo do Brasil. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o índice geral de Barcelos em 2010 foi 36,9 pontos (numa escala de 0 a 100). Este resultado, segundo o Ministério do Turismo, ficou acima do índice obtido pelo mesmo destino em 2009 (34,0) e também foi maior que o analisado em alguns municípios do Centro-Oeste do Brasil.
O sistema de infraestrutura geral da cidade foi o que mais elevou o índice de competitividade turística do município, segundo o Ministério do Turismo. O destino Barcelos registrou 42,5 pontos em 2010, um índice acima do obtido pelo município em 2009. De acordo com a pasta ministerial, o indicador do município foi influenciado de forma positiva pela disponibilidade de serviço público de atendimento médico básico e emergência 24 horas com alguns níveis de complexidade de atendimento, pela existência de Defesa Civil e principalmente pela drenagem nas áreas turísticas e a presença de órgão responsável pela conservação urbana.
Recompensa
Para o prefeito de Barcelos, José Ribamar Beleza (PMDB), a constatação do Ministério do Turismo foi uma recompensa ao esforço realizado pelo município para manter a cidade organizada tanto para seus moradores como para os turistas. “Nossa intenção sempre foi levar o bem estar a todo morador de Barcelos. Se o turista observar que os habitantes da cidade vivem bem, também se sentirão motivados a visitar o município sempre”, disse;
A visita técnica do corpo técnico do Ministério ocorreu no período de 23 a 27 de agosto do ano passado. Durante a passagem da equipe técnica também foi constatado a existência de um terminal aquaviário que atende ao município e o fato de não serem comuns congestionamentos durante a alta temporada. Por conta disso, o indicador de Barcelos em atrativos turísticos foi 60,4 pontos (escala de 0 a 100), resultado acima do índice obtido pelo destino turístico em 2009.
Quanto ao saneamento básico, a equipe do Ministério do Turismo também verificou que Barcelos possui uma rede pública de distribuição de água. Outros aspectos positivos que contribuíram para a composição do índice geral foram a adoção de campanhas de sensibilização ambiental e a presença de Unidades de Conservação com atividade turística monitorada em território municipal – Parque Nacional do Jaú –, detentora de conselho gestor e onde há aplicação de plano de manejo.
Workshop
Com objetivo de reforçar o bom atendimento aos turistas em Barcelos, um corpo técnico do Ministério do Turismo está na cidade desde segunda-feira (21) e ficará até esta terça-feira (22) para ministrar um workshop denominado ‘Liderança Articuladora e Inteligência Competitiva’. “Este Workshop é realizado pelo Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil – IMB e tem como objetivo promover o alinhamento dos atores locais sobre a importância da liderança articuladora e da inteligência competitiva”, explicou o prefeito de Barcelos, José Ribamar Beleza.
O curso ‘Liderança Articuladora e Inteligência Competitiva’ constitui- se em uma das etapas do projeto de apoio à gestão dos 65 Destinos Indutores do Turismo, que visa capacitar os atores locais para a gestão do Turismo, ampliar os conhecimentos postos sobre planejamento estratégico e fortalecer a governança dos Destinos e a interrelação destes com as respectivas regiões turísticas do Brasil.
Fonte: acritica.com