Manaus, Parintins e Barcelos estão entre os 65 municípios do País que terão prioridade, neste ano, para receber financiamentos de projetos turísticos e capacitação de mão de obra do governo federal por serem considerados destinos indutores do turismo regional no Amazonas.
A informação foi divulgada pela coordenadora do setor de Desenvolvimento Regional do Ministério do Turismo (Mtur), Ana Clévia Guerreiro, ao presidente da Comissão de Turismo e Empreendedorismo (Ctur) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Francisco Souza (PSC), durante reunião em Brasília, na última terça-feira.
De acordo com dados do Mtur, o Amazonas está entre os cinco estados do País com maior número de municípios considerados destinos indutores de turismo.
Os locais foram escolhidos após um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) contratada pelo Mtur para fazer um diagnóstico detalhado da realidade dos destinos, para que eles possam, com base nos princípios de sustentabilidade, oferecer produtos e serviços de melhor qualidade a turistas nacionais e estrangeiros.
“O Amazonas tem um cenário de destaque nacional e o que precisa ser feito é uma melhor reestruturação no que se refere ao atendimento ao turista. Precisamos incentivar, principalmente, a iniciativa privada que pode melhorar toda a estrutura de atendimento, principalmente, na parte hoteleira e de alimentação”, disse a coordenadora.
Segundo Ana Clévia, os municípios amazonenses foram escolhidos pelo Ministério do Turismo para receberem ações que os coloquem em condições de competitividade em nível internacional.
O objetivo da reunião técnica em Brasília, de acordo com o deputado Francisco Souza, foi buscar informações que possam subsidiar prefeitos do interior do Amazonas no que se refere a obter financiamentos para instalação de projetos que desenvolvam o turismo amazônico. Ele ressaltou que o setor já movimenta quase R$ 1 bilhão e emprega pelo menos 60 mil pessoas em todo o Estado.
“Nossa região ainda é muito carente de informações técnicas, por isso, é preciso encurtar esse caminho entre as prefeituras e o governo federal, através do Ministério do Turismo”, afirmou.
O deputado ressaltou que parte das informações será apresentada durante o primeiro encontro estadual de secretários de turismo do Amazonas, que deve ser realizado pela Ctur, ainda neste, ano em Manaus.
Ana Clevia informou que o Mtur tem buscado dar orientações às prefeituras dos três municípios do Amazonas de acordo com as demandas e necessidades apontadas pelos órgãos municipais.
Ela destaca que por falta de conhecimento técnico na elaboração de projetos, muitos municípios da Região Norte acabam ficando de fora da concorrência dos editais lançados pelo Ministério do Turismo e outros ministérios para programas específicos para o desenvolvimento da atividade turística.
A dificuldade no acesso é um dos principais problemas que os municípios do Amazonas enfrentam, segundo avaliação da coordenadora.
Ela destaca que o município de Barcelos (a 333 quilômetros a noroeste de Manaus), considerado referência para a pesca esportiva no País, ainda sofre com a falta de vôos regulares e que também precisa fortalecer sua estrutura hoteleira e de restaurantes para receber os turistas estrangeiros que visitam a região.
O apoio parlamentar, como da Comissão de Turismo da Aleam, é fundamental para o Amazonas, segundo a coordenadora Ana Clévia Guerreiro. Através dos deputados estaduais, ela ressalta que os municípios podem ser contemplados com emendas que vão fomentar as indústrias do turismo.
Fonte: acrítica.com