Situada em Barcelos-AM, A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição é um dos prédios mais antigos, sua história se mistura com a da Criação de Barcelos e consequentemente com a história do Amazonas, por Barcelos ter sido a primeira Capital do estado. Fundada em 1728 pelo carmelita Frei Matias São Boaventura, a missão de Nossa Senhora da Conceição de Mariuá era no início uma capela de palha, que recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição, em seguida construiram ao lado um hospital e pouco depois um colégio. Do templo primitivo nada restou, posto que, anos depois, o Frei Matias foi substituído pelo Frei José de Madalena que reformou a capela em 1739. A partir daí houve várias reformas e restaurações mas sempre mantendo seu aspecto e estrutura histórica.
Fonte: UFPA
Museu Virtual Pt.
Igreja Matriz Atual:
As religiões são instituições de suma importância para a formação da sociedade e sua identidade cultural, sobretudo em questões de conforto da alma em todos os momentos de dificuldade em nossas vidas. A igreja Católica é uma das grandes detentoras do patrimônio histórico deste país, com suas igrejas, colégios, palácios Episcopais, dentre outras edificações que foram construídas para engrandecer o Santo Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Igreja. Este patrimônio tem grande valor para nossas tradições e devem ser preservadas por toda posteridade.
Como não poderia ser diferente, um dos principais cartões-postais de nosso município é nossa Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, sede da paróquia com o mesmo nome.
O querido povo de Barcelos, independentemente de seu credo religioso deve proteger esta bela obra que pertence a todos. Sede do sacrifício da missa, de grandes eventos como a Semana Santa, batizados, primeiras-comunhões e casamentos de nossos bisavós, avós, pais e poderá ser dos filhos e netos de vários barcelenses que correm à casa da Mãe para pedi-la que interceda junto ao Seu Filho por todos nós.