os municípios de Rio Preto da Eva e Barcelos, interior do Amazonas, já é possível o acesso de juízes, advogados e partes envolvidas aos processos utilizando a Internet.
O trabalho de virtualização das Comarcas do interior do Estado do Amazonas, realizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), através da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, continua avançando.
As Comarcas de Rio Preto da Eva e Barcelos já estão com 100% dos seus processos virtualizados.
O principal benefício da virtualização é a celeridade na tramitação e resolução dos processos que podem ser acessados, tanto pelo juiz e advogado quanto pelas partes envolvidas, de qualquer lugar do mundo, utilizando apenas a Internet.
No Amazonas, dez municípios estão com todos os seus processos digitalizados: Barcelos, Careiro-Castanho, Careiro da Várzea, Envira, Guajará, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves.
De acordo com o diretor da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Messias Andrade, mais de 30 mil processos estão virtualizados. As outras Comarcas continuam se adequando à nova realidade da Justiça estadual e em breve estarão totalmente virtualizadas.
Qualquer pessoa pode acompanhar esse processo de virtualização das Comarcas através do portal de serviços do Tribunal de Justiça do Amazonas, no endereço eletrônico http://projudi.tjam.jus.br:81/consultaprocessos/.