Nixon Alberto vem atuando em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) por meio do Projudi. A comarca está 100% virtualizada
Foto: Arquivo pessoal
O advogado Nixon Alberto de Braga Rodrigues atua desde 1998, mas há 11 anos instalou um escritório para atender clientes da Calha do Rio Negro (São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos) e de outras comarcas no interior do Estado.
Dos três municípios, Barcelos está totalmente virtualizada, em breve as outras duas comarcas também receberão a equipe da coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
"O sistema online é um grande salto para quem milita no interior", avalia o advogado, a partir da experiência que vem tendo em Barcelos e algumas outras comarcas já virtualizadas.
Antes da virtualização, segundo ele, as comarcas sofriam mais pela ausência de juízes titulares, o que dificultava o andamento dos processos no interior. “A virtualização trouxe uma nova dinâmica para os processos, tanto para o ajuizamento, o acompanhamento e sentenciamento, que podem ser feitos até da capital do Estado”, explicou o advogado.
Os deslocamentos de uma comarca a outra, em sua maioria feitos por via aérea pelo advogado, passaram a ser menos necessários em razão da tramitação de dados on line e comodidade de envio de petições do próprio escritório. Isso trouxe uma economia em passagem aérea de, aproximadamente, um mil reais (valor da passagem no trecho Manaus - São Gabriel da Cachoeira) e R$ 399, no trecho São Gabriel a Barcelos.
O advogado elogia a celeridade empreendida no trabalho dos magistrados. “Antes esperávamos decisões para um simples despacho inicial de 30, 60 e 90 dias. Hoje é despachado praticamente no mesmo dia pelo sistema eletrônico”, diz Nixon.
"Com a virtualização dos processos ganhamos em termos de economia e de tempo porque não precisa se deslocar para fazer petição e tomar ciência nos processos. Isso é uma conquista de todos e quem ganha, na verdade, é o cidadão com uma Justiça mais célere", afirma o advogado.
Comarcas virtualizadas
As comarcas de Barcelos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Envira, Guajará, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves já estão totalmente virtualizadas. Outras 12 estão em processo de virtualização*. O Poder Judiciário do Amazonas apresenta, atualmente quase 32 mil processos virtualizados no interior. A evolução de processos do Projudi nas comarcas em virtualização pode ser acompanhada pelo: http://projudi.tjam.jus.br:81/consultaprocessos/
Fonte: TJAM