Barcelos está entre as cidades que receberam a capacitação do SEBRAE e FUCAPI.
Os artesãos de comunidades rurais de Manaus e de Novo Airão, Iranduba, Parintins, Tabatinga, Barcelos e São Gabriel da Cachoeira vão receber capacitação para que os trabalhos sejam apresentados nos eventos esportivos internacionais, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.
“O projeto visa fomentar o artesanato do Amazonas a fim de apresentá-lo nos eventos com um valor agregado, com uma identidade iconográfica e um design diferenciado por meio da profissionalização dos artesãos e com a cara do Amazonas”, disse o diretor superintendente em exercício do Sebrae/AM, Maurício Seffair.
Para a diretora-presidente da Fucapi, Isa Assef, a parceria com o Sebrae tem dois aspectos: “A expertise do programa Design Tropical da Fucapi na transferência de conhecimento e tecnologia para o homem do interior, que tem o talento e criatividade, mas muitas vezes não tem os recursos; e a experiência do Sebrae na identificação de oportunidades”.
Em Novo Airão, o curso capacitou artesãos ligados à Associação de Produtores Nov’Arte e à Associação de Artesanato Indígena Macuitá. Na região, a tradição do artesanato com sementes é dominada pelas mulheres.