Fonte: PLANETAAM
Situada entre Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro é quase sempre ignorada por aqueles que seguem em direção aos municípios vizinhos mais famosos. Santa Isabel do Rio Negro está distante 781 km de barco da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, ou 631 km por via aérea.
Com a chegada dos missionários Salesianos, iniciou-se a instalação de grandes centros missionários em toda região do Rio Negro. Em Santa Isabel, a Missão Salesiana foi fundada e 1942 junto ao povoado de Santa Inês. O centro missionário de Santa Isabel, assim como outros no rio Negro, progressivamente se tornou uma vila, composta de bairros formados pelas famílias que passaram a se concentrar em seu torno. Foi dai que surgiu um aglomerado com características urbanas, à margem esquerda do rio Negro, onde hoje se localiza a sede municipal de Santa Isabel.
Sua população é de 18728 habitantes, de acordo com as estimativas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2011. Existem indígenas de várias etnias, distribuídos dentro do município de Santa Isabel.
Como toda cidade que está se desenvolvendo, Santa Isabel não é diferente de outras cidades, possui um saneamento básico precário e nem todas as ruas encontram-se asfaltadas. A energia elétrica, como em muitas cidades do interior do amazonas, é produzida por geradores, que apesar de eficazes produzem um som ensurdecedor, para aqueles que não são acostumados com o barulho. Porém, esta pequena e pacata cidade esconde belezas que merecem ser visitadas com atenção por qualquer viajante que estiver cruzando o Rio Negro.
Dentro do turismo podemos destacar a pesca. Santa Isabel tem se tornado referência para a pesca esportiva, graças à grande concentração de tucunarés.
Também como as outras cidades ao longo do Rio Negro, Santa Isabel revela belas praias durante a época da vazante. A maioria delas fica localizada em ilhas nos arredores do município, como a paradisíaca Ilha do Chile.
A cidade não possui cursos superiores presenciais, mas para aqueles que se interessam em estudar, existem os cursos de graduação no sistema de Estudo a Distância (EAD), oferecidos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Apesar das dificuldades encontradas, poucos gostariam de deixar a cidade e morar em outros municípios. Dentre os moradores de Santa Isabel que pretendem deixar a cidade, muitos alegam que a principal motivação é a pouca oferta de emprego e os preços altos para as mercadorias industrializadas. Muitos dos que pretendem se mudar gostariam de fixar residência em Manaus, outros visam São Gabriel da Cachoeira, o motivo citados relacionados a essas cidades são a existência do Exército e a maior possibilidade de emprego.