O projeto Design Tropical da Amazônia, da Fucapi foi o vencedor dos Prêmios da Amazônia 2012, na categoria Suporte ao Desenvolvimento Regional. Os Prêmios da Amazônia incluem o Prêmio Professor Samuel Benchimol e o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente.
De acordo com Robervando Pinheiro Gonçalves, líder do projeto Design Tropical da Amazônia, a iniciativa se propõe a expressar as possibilidades econômicas de uma tecnologia e a capacidade criativa do homem amazônico através da produção de peças que utilizam resíduos da floresta, como madeiras, sementes e fibras.
Robervando explica, ainda, que o projeto se apresenta como uma alternativa econômica sustentável, com uso responsável dos insumos da floresta na produção de peças com maior valor agregado, formação e capacitação de técnicos e artesãos, incremento na renda de famílias beneficiadas e desenvolvendo uma nova estética amazônica.
“A valorização do fazer amazônico é nosso diferencial. Integram o escopo do programa os aspectos relacionados à gestão ambiental, no desenvolvimento de produtos oriundos de madeira manejada ou certificada e pelo melhor aproveitamento de resíduos florestais, resultando em baixo impacto ambiental”, afirmou.
O Design Tropica busca criar e desenvolver peças com alto valor agregado, além de manter uma busca contínua para otimizar os processos de produção, tendo na unidade de produção interna da Fucapi uma oficina modelo para prototipagem, fabricação e montagem de produtos. “O programa ainda possibilitou a oferta de treinamento às comunidades para promover melhorias na qualidade dos produtos, adoção dos conceitos de qualidade e gestão da produção, estímulo à criatividade e competências pessoais tornando as peças mais atraentes ao mercado”, explicou Robervando.
O programa tem auxiliado a formação de uma classe empreendedora regional autossustentada, com capacidade de inserção dos produtos no mercado nacional e internacional, segundo o especialista. O alcance social das ações chega a comunidades dos municípios de Novo Airão, Iranduba (comunidade de Paricatuba), Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara e Maués, dentre outros.
Prêmios da Amazônia
A premiação busca reconhecer projetos inovadores em naturezas diferentes. O Prêmio Professor Samuel Benchimol reconhece projetos nas áreas ambiental, econômico-tecnológica e social e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da região.
Por sua vez, o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente reconhece projetos com abordagem integrada e as iniciativas de suporte ao desenvolvimento regional, tendo como compromisso estimular projetos inovadores no setor econômico e educacional.