Participantes das DMs.
23/08/2012 - Alexsandro Machado
O governo do Estado tem investido fortemente na capacitação dos agricultores familiares de Barcelos (a 399 km de Manaus), por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), que tem disseminado Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), através das metodologias de Demonstração de Métodos (D.M).
No último dia 22, quarta-feira, Unidade Local do IDAM/Barcelos, realizou a D.M de Citrus(laranja, limão, tangerina), na propriedade do produtor, José Alberto Lacerda, na comunidade Santo Antônio, localizada na estrada Frei Boa Ventura, Km5. Outras DMs, também foram aplicadas aos agricultores participantes da atividade como: Demonstração de Métodos de Abertura de Cova, Adubação de Cobertura e Desbrota de Laranja, itens indispensáveis na citricultura.
Os responsáveis em proferir as técnicas das boas práticas do plantio de citrus, foi a gerenta da Unidade Local do IDAM, Gilciane Plácido Braule, o técnico em agropecuária, Aristeu Bonifácio dos Santos Neto, e o técnico em agropecuário da Secretaria Municipal de Produção (Sempa), Marcos Roberto Raposo Pinheiro. Participaram da programação, 23 agricultores familiares da comunidade.
Dentre os assuntos da agronomia, que fizeram parte da D.M está a necessidade nutricional da cultura da laranja, no processo de plantio e pós-plantio, assim como a importância dos tratos culturais na citricultura.
Atividade prática de plantio.
Para Gilciane Plácido Braule, a metodologia aplicada alcançou seu objetivo junto aos agricultores familiares, incentivando-os a investir na plantação do citrus, gerando produtos de boa qualidade no mercado, excelente preço ao consumidor e o melhor de tudo, desenvolver a economia local do município”.
Demonstração de Métodos- é um método que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a "fazer fazendo"