Barcelos é o 53º município a decretar situação de emergência devido às cheias dos rios do Amazonas. A informação foi publicada no Diário Oficial dos Municípios da última quarta-feira (23).
Atualmente 53 municípios decretaram situação de emergência. Desses, três municípios decretaram estado de calamidade pública: Anamã (161,93 quilômetros de Manaus), Careiro da Várzea (a 25,74 quilômetros) e Barreirinha (a 329,72 quilômetros da capital).
Em Manaus a cota do rio Negro atingiu a marca de 29,91 metros nesta quarta-feira (23), subindo apenas um centímetro de ontem para hoje. Os gastos com a cheia já superaram os R$ 117 milhões, sem contar os prejuízos dos comerciantes da capital e do interior. Com o decreto da situação de emergência em Barcelos, mais de 85% dos municípios do Amazonas está afetado com as cheias dos rios.
Fotos: Izabelly Teixeira
Dos oito bairros, três estão parcialmente alagados. Já na área rural, das 45 comunidades, oito estão inundadas. Cinco postos de saúde e quatro escolas de ensino fundamental pararam de funcionar devido às alagações. No total, o município, que possui 25.835 habitantes, já contabilizou 1.700 pessoas atingidas pela cheia.Também será feito um programa emergencial para atender ataques de animais como jacaré e cobras, que aumentaram muito na região por causa da cheia.
No dia 16 de maio deste ano, o nível do rio Negro ultrapassou em um centímetro a cheia de 2009, com 29,78 metros, sendo considerada a maior em 110 anos. Nesta quarta-feira (23), o nível já alcança 29,91 metros, e mais de 80 mil famílias já sofre com a cheia em todo o estado.
Veja ou Baixe o Decreto no Diário Ofical dos Municípios no link abaixo: