Desembargador Aristóteles Lima Thury também é eleito para a vaga de 2º Membro Substituto do TRE-AM
A desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura foi aclamada nesta terça-feira, 03/04, na sessão do Tribunal Pleno, para o cargo de corregedora e vice- presidente do Tribunal Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), João Simões também concorreu à vaga de corregedor do TRE, mas no início da sessão se pronunciou dizendo que a respeito do processo da escolha considerava a sua missão cumprida como juiz eleitoral.
"Quero, antes de iniciar fazer um pronunciamento a respeito do processo de escolha para a vaga do desembargador titular do TRE. Já participei da Corte Eleitoral por logos quatro anos, em 1998- 2002, como membro da classe dos juristas representanto a OAB-AM. Assim, fazendo um exame mais aprofundado e levando em concideração dois aspectos; primeiro, que é meu dever como presidente da TJAM, para qual fui eleito, administrar até 29 de junho de 2012 e contribuir sempre para a melhoria do TJAM; e o segundo, que já dei a minha parcela de trabalho para o TRE-AM, considerando cumprida a minha missão como juiz eleitoral", destacou o presidente do TJAM, João Simões.
O desembargador Aristóteles Thury, que concorreu para a vaga de 2º Membro Substituto do TRE, foi aclamado após a desistência do desembargador Wellington José de Araújo.
Ao fazer uso da palavra, após a sua aclamação, a desembargadora Socorro Guedes Moura disse que o trabalho que será desenvolvido junto ao Tribunal Eleitoral será exitoso tanto quanto o trabalho realizado no Tribunal de Justiça, na administração do atual presidente.
"Acredito que o trabalho que iremos desenvolver junto ao TRE será tão exitoso como o trabalho realizado na atual administração do TJAM", disse a desembargadora.
Na mesma sessão, o juiz de Direito da Vara de Execução Penal, Luiz Carlos Honório de Valois foi aclamado como membro substituto do TRE-AM, na classe de magistrado. Os advogados Marcelo Augusto do Amaral Semen (17 votos), Paula Ângela Valério de Oliveira (9 votos) e Délcio Luiz Santos (7 votos) formaram a lista tríplice para a escolha de membro titular do Tribunal Eleitoral na Classe dos Advogados. A lista tríplice será encaminhada ao TRE para que seja direcionada à presidente da República, Dilma Roussef que escolherá o próximo advogado membro do Eleitoral. Concorreram ao cargo, oito candidatos: Affimar Cabo Verde Filho, Francisco Nascimento Marques, Délcio Luís Santos, Luciana Trunkl Fernandes da Costa, Marcelo Augusto do Amaral Semen, Chiriscia Teixeira de Figueiredo e José Francisco Lima Pessoa.
PROMOÇAO DE JUÍZES PARA A CAPITAL
Por unanimidade de votos, o juiz da Comarca de Anamã, Luiz Pires de Carvalho Neto, foi promovido para a 3ª Vara do Juizado Especial Cível. A promoção aconteceu durante a Sessão do Pleno de hoje. Concorreram à vaga os juízes Luiz Pires de Carvalho Neto, Rosa Maria Calderaro de Souza, Manuel Amaro Pereira de Lima, Rosália Guimarães Sarmento e Articlina Oliveira Guimarães.
Também foi promovido para 10ª Vara de Família, o juiz da Comarca de Barcelos, Manuel Amaro Pereira de Lima. Concorreram à vaga os juízes Everaldo Silva Lira e Eliézer Fernandes Junior. Mesmo não obtendo a maior pontuação, Manuel Amaro foi eleito por já ter figurado anteriormente à lista tríplice.
Autor: Mario Adolfo Aryce