Depois do plebiscito que aconteceu no Domingo passado. Que decidia se o estado do Pará seria ou não dividido. Que criaria mais dois estados na região Norte. Os estados de Tocantins e Carajás. Sendo recusada por mais de 62% dos habitantes Paraenses.
No embalo, a Câmara dos Deputados, tirou do fundo baú 14 proposições para a criação de estados ou territórios. E no Senado, são cinco projetos que tratam do assunto. No Amazonas, seriam criados três Territórios. Os Territórios do Alto Solimões, Rio Negro e Juruá. Já que outro projeto prevê também a criação do estado do Solimões.
A Constituição federal, diz que só podem ser dividido ou unido na formação de um novo território, e se a população diretamente for envolvida diretamente com a proposta. A criação do Território do Alto Solimões, não é uma proposta nova. Já existe há mais de 10 anos, e que a população do Alto Solimões, já sinalizava favorável ao projeto. Por ser uma região esquecida pelos governos, à criação do território, seria uma saída para o desenvolvimento em todos os sentidos. Mas para isso, teriam que haver grandes estudos nas áreas de meio ambiente, agrícola, pesqueiro e social. Se o território do Alto Solimões vier a ser criado, já nascerá com nove municípios que são: Atalaia do Norte, Tabatinga, BC, São Paulo de Olivença, Tonantins, Santo Antonio do Içá, Amaturá, Jutai e Fonte Boa.