Dados da Secretaria de Saúde do Amazonas mostram redução nos casos de malárias no município de Barcelos, a 339 Km de Manaus. Ano passado foram registrados 3.291 casos. Em 2011 o número caiu para 1.913.
De acordo com o secretário de saúde, Marcos Lopes, o município recebeu um veículo enviado pelo Governo Federal, por meio do projeto "Expansão do acesso às medidas de prevenção e controle de malária para populações vulneráveis da Amazônia brasileira", do Fundo Global, para trabalhos de combate à doença.
"Viemos a utilizar este veículo, juntamente com outras ações, para colaborar com Vigilância em Saúde, no combate à dengue, e dar apoio à Vigilância Sanitária e Epidemiológica", disse.
Segundo o secretário, agentes de Fundação de Vigilância em Saúde e Endemias do município (FVS) realizaram diversas visitas domiciliares a áreas de risco, além de coletas de lâminas e limpeza ambiental de criadouros. Segundo a coordenadora da FVS, o trabalho está sendo feito para diminuir os casos da doença.
"As atividades são realizadas diariamente, com equipes distribuídas em seus setores, com todo o objetivo de diminuir mês a mês os casos de malária, o trabalho através de um empenho da equipe da endemias veio com o resultado da diminuição de mais de 40% que o município obteve", afirmou.
Dados
Segundo dados divulgados pelo MS, atualmente, cerca 243 milhões de casos de malária, sendo 860 mil fatais, são registrados, por ano, em todo o planeta. As regiões mais afetadas são África, América do Sul e Ásia. No Brasil, 49 milhões de pessoas vivem em áreas de risco. De janeiro a outubro deste ano, houve redução de 23% nos casos em comparação ao mesmo período de 2010.
Fonte: G1 Amazonas