O Governo do Amazonas divulga, nesta sexta-feira, 18 de novembro, o resultado final do concurso para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). O concurso ofertou 7.703 vagas para todos os 62 municípios do Estado e as provas foram realizadas no dia 22 de maio deste ano.
Das 7.703 vagas, 5.888 foram preenchidas, o equivalente ao percentual de 76%. O candidato que realizou a prova deve atentar para a sua colocação, pois no edital de homologação do resultado divulgado pelo Cespe/Unb constam 30.473 nomes dos candidatos que atingiram a nota mínima no certame.
Para o governador Omar Aziz, a melhoria da qualidade da educação no Estado não depende apenas dos investimentos em infraestrutura, mas também em recursos humanos e na valorização profissional e o concurso público é a melhor maneira de se formar quadro qualificado. “Nosso desafio é avançar nos índices de educação do Amazonas. Para isso, estamos aumentando a rede física, construindo escolas de tempo integral, contratando mais profissionais e buscando várias formas de incentivar os profissionais para alcançarmos nossos objetivos”.
De acordo com o edital do Cespe/Unb, o concurso da Seduc não forma cadastro de reserva, portanto, só serão convocados os 5.888 candidatos que preencheram as vagas.
A convocação, de acordo com a Seduc, acontecerá a partir de janeiro de 2012, para que os profissionais aprovados no concurso estejam nas respectivas escolas a partir de fevereiro, para o início do ano letivo.
A validade do concurso é de um ano, após a data da homologação. Portanto, este certame tem validade até o dia 17 de novembro de 2012, podendo ser prorrogável por mais um ano, conforme necessidade da Seduc.
O secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, destaca que o concurso foi realizado com a perspectiva de garantir a melhoria do nível da educação através da seleção dos melhores professores. “Este concurso ocorreu de forma bastante criteriosa e cuidadosa, pois foi o maior já realizado pelo Governo do Estado em toda a sua história”, disse.