População de Caracaraí uma das cidades mais afetadas pela cheia está assustada e ajuda começa a chegar
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou na manhã desta quinta-feira (09) a liberação R$ 15 milhões de ajuda emergencial e obras de recuperação ao governo de Roraima. O Estado enfrenta atualmente sua maior cheia em 35 anos.
O apoio que o Governo estadual de Roraima enviara até agora foram a Defesa Civil e a Polícia Militar. “Mas estão trabalhando de forma desorganizada” Dizem moradores, porque as pessoas que precisam transportar seus pertences para outros locais estão pagando transporte, além do fato que a população não tem informações sobre a quem recorrer e de como proceder diante dessa situação. Muitas famílias Barcelenses moram em Caracaraí em em outras localidades de Roraima,familíares preocupados procuram a prefeitura de Barcelos em apelo por ajuda no deslocamento de seus parentes.
Barcelos enviou um Barco para ajudar as famílias Barcelenses em Caracaraí como forma de apoio, o barco saiu nesta quarta-feira com mantimentos e tripulação para viagem de mais mais ou menos 1 semana ida e volta.
A classe empresarial é uma das mais prejudicadas e já contabiliza prejuízos incalculáveis. De acordo com o empresários os comerciantes não têm condições de retirar suas mercadorias das prateleiras. “Não sabemos o que vai acontecer amanhã ou depois. Até agora, toda a população esta unida.
Cerca de 80% da cidade esta debaixo d’água o rio deu uma trégua de quatro horas nesta quarta-feira, mas voltou a subir à tarde. Nas últimas horas, o rio subiu cinco centímetros. Caracaraí esta literalmente debaixo d’água e a nossa população esta assustada.
FOTOS DE BOA VISTA – Fotos: Lenara Braz
Caracaraí, Rorainópolis, Caroebe, São Luiz do Anauá e Pacaraima são os municípios mais afetados, com desmoronamento de estradas e água cobrindo a pista, dificultando ou impedindo o tráfego de veículos.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as fortes chuvas que provocaram o transbordamento de rios e igarapés é a maior cheia do rio Branco já registrada na história de Roraima e podem perdurar até o mês de julho. Conforme informações da Defesa Civil, o rio está subindo de 1,5 a 2 centímetros por hora
FOTOS DE BOA VISTA
O nível das águas do rio Branco, que banha o Estado, registrou ontem 10,12 metros. A marca bateu o recorde de 1976, quando chegou a 9,80 metros. As águas do rio cobriram o bairro Caetano Filho, no centro de Boa Vista. Todos os moradores foram retirados pela Defesa Civil e alojados em abrigos.
No domingo, 5, o Governo de Roraima decretou estado de calamidade pública por causa das fortes chuvas que já deixaram centenas de desabrigados. Os 14 municípios do interior estão isolados da capital. Dez deles decretaram situação de emergência.