Ministro da Defesa vai atuar em conflito entre Aeronáutica e moradores de Barcelos, diz senadora - Blog do Rio Negro - Amazonas

image

Nota divulgada nesta terça-feira afirma que Nelson Jobim considerou a ação de despejo das famílias muito forte.

A assessoria de imprensa da senadora Vanessa Grazziotini (PCdoB) divulgou nesta terça-feira (31) informação de que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, vai intermediar um acordo para resolver os problemas de 600 famílias do município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) que ocupam uma área de quatro milhões de hectares requerida na Justiça pela Aeronáutica.

No local, estão localizados quatro bairros da cidade, parte do centro e o aeroporto do município que está sob a direção do VII Comando Aéreo Regional (Comar).

As famílias, que já receberam ações de despejos, e a Prefeitura do município alegam que a área foi doada ilegalmente em 1974 pela Câmara Municipal. Isso porque metade dela pertencia ao Estado.

Segundo a assessoria da senadora, a juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe, que possui cerca de 150 processos na 1ª Vara Federal, decidiu suspender as ações de despejos depois de uma reunião na última segunda (30), em Manaus, com representantes dos moradores, da Prefeitura e da Aeronáutica que demonstraram disposição para chegar a um acordo.

Conforme a assessoria de Vanessa, Nelson Jobim soube do problema nesta terça (31) quando recebeu em audiência, no seu gabinete em Brasília, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

A parlamentar disse a ele que o problema é grave por envolver mais da metade da cidade. “São moradores dos bairros de Aparecida, Nazaré, São Francisco, da Paz e uma parte do Centro”, disse a senadora.

Segundo a parlamentar, uma das alternativas seria garantir uma área de segurança envolvendo o aeroporto para a Aeronáutica onde não estejam localizadas famílias. “Recebi informações de que essa solução pode atingir no máximo 20 famílias que poderiam ser remanejadas”.

O ministro disse que primeiro entrará em contato com o 7º Comar para tomar uma decisão que não atinja as famílias. Ele considerou a ação de despejo muito forte.

A assessoria de imprensa da Justiça Federal, no Amazonas, não atendeu às ligações feitas ao celular. Na assessoria de comunicação do Ministério da Defesa, ninguém atendeu às ligações.

Fonte: a Crítica

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades Dicas e macetes Downloads Educação Esporte FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado Piadas e bobagens Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Política Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais em Nova Olinda do Norte estágio e aprendiz por meio da 24ª Cicom
 
Top