Audiência discute energia solar como alternativa de geração de energia para o interior do Amazonas. - Blog do Rio Negro - Amazonas

Pic 1

Energia solar como alternativa de geração de energia para o interior do Amazonas. Esse foi o tema da Audiência Pública realizada na manhã desta sexta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), reunindo pesquisadores, empresários, instituições e empresas públicas.
A proposta foi de autoria do deputado estadual José Ricardo Wendling (PT), enquanto presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, preocupado com a situação no interior do Estado, onde ainda existem milhares de comunidades isoladas, sem estruturas mínimas para o desenvolvimento, como energia elétrica. “Queremos agregar conhecimento e propostas a serem encaminhadas ao Governo ou até servirem como emendas a serem apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA)”.
Projeto piloto de geração de energia solar fotovoltaica, em parceria com o Governo Federal, foi apresentado pela empresa Amazonas Energia como sendo o primeiro sistema autorizado no Brasil pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em fase final de implementação, esse projeto está contemplando 12 comunidades de seis municípios amazonenses - Autazes, Barcelos, Beruri, Eirunepé, Manaus e Novo Airão -, utilizando o sistema elétrico convertido em energia alternativa. “Um projeto que poderá ser universalizado em comunidades isoladas do Estado, reduzindo os impactos ambientais e os custos com estrutura, logística e manutenção”, explica o engenheiro Geraldo Vasconcelos, ressaltando que a empresa pretende investir em mais projetos dessa natureza, garantindo a continuidade do serviço.
Outras alternativas de utilização da energia solar foram apresentadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que já desenvolve estudos nessa área, mas aplicada na secagem de produtos naturais e de desinfecção de água. “Desde 1984, trabalhamos com a secagem de madeira, desenvolvendo três anos depois tecnologia de secador solar de madeira, atualmente utilizados em todos os estados da Amazônia”, informa o pesquisador Roland Vetter. Após serem demandados sobre a urgente necessidade de desenvolver tecnologia voltada para a desinfecção da água dos rios, por conta da alta incidência de doenças de veiculação hídrica, o Instituto também aprofundou suas pesquisas, chegando hoje a eliminar cem por centro de microbactérias que contaminam as águas.

Política de desenvolvimento
Professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José de Castro foi bem crítico em relação ao assunto, afirmando que a energia deve ser vista como inclusão social, e não como uma oportunidade de investimento. “Temos no Estado mais de 6 mil comunidades isoladas. A fonte que resolve o problema da falta de energia é a fonte de renda. A energia solar pode ser uma alternativa, mas precisamos de política de desenvolvimento, para que além da energia, também chegue a escola, a comunicação e o posto médico”.
De acordo com o coordenador do Programa Luz para Todos, Robson de Bastos, em oito anos de ação do Governo Federal, já foram atendidos 68 mil domicílios em comunidades isoladas do Amazonas, um grande salto, quando se compara os 3 mil domicílios servidos por energia elétrica antes da implementação do Programa. “Iremos continuar com as ações do Governo Federal, por meio do PAC2. Mas não podemos atender a todos, principalmente por causa do isolamento, e a alternativa está justamente na energia solar”.

Dentre as entidades e órgãos presentes para a Audiência, destacam-se: Amazonas Energia, Programa Luz para Todos, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto de Tecnologia Galileu da Amazônia (Itegam), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e empresas ligadas à área.

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades Dicas e macetes Downloads Educação Esporte FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado Piadas e bobagens Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Política Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais em Nova Olinda do Norte estágio e aprendiz por meio da 24ª Cicom
 
Top