Três pessoas foram feridas com tiros de escopeta e outras foram agredidas com golpes de terçado.
O barco ‘Comandante Vencedor’, que faz a linha entre Manaus e o município de Barcelos (405km distante da capital) foi seqüestrado na madrugada deste sábado (25), quando pelo menos cinco homens armados com terçados e revolveres renderam a tripulação e depois trancaram os passageiros no compartimento de carga, quando este se aproximava do município de Novo Airão (115km distante de Manaus).
Três pessoas foram feridas com tiros de escopeta e outras foram agredidas com terçadadas na costa, com a parte da lâmina sem fio cortante. O motorista da embarcação, conhecido como Sebastião, foi atingido na coxa direita. Um marinheiro, chamado Manoel, recebeu um tiro na mão esquerda entre o polegar e o indicador, e um passageiro chamado Thenisson Soares Silva, foi alvejado na perna esquerda. Dos três, apenas Thenisson fio enviado para Manaus, por se tratar de uma cirurgia mais delicada, os outros dois já foram operados e passam bem.
“Eram cinco homens. Só consegui ver o rosto de um que estava sem máscara, os demais estavam apenas com os olhos de fora. Todos muito agressivos e armados com escopetas, pistolas e terçados”, conta o comerciante Afonso Borges, passageiro da embarcação.
Ainda de acordo com a prefeitura de Novo Airão, os bandidos teriam conseguido chegar ao município através das voadeiras e teriam continuado a fuga por terra. A Delegacia de Novo Airão já sabe que os bandidos alugaram uma Kombi Lotação e foram para o município de Manacapuru (68km distante de Manaus).
Presos no porão
Segundo informações da prefeitura de Barcelos, a Secretária de Educação do município, Rosely Chagas, estava no recreio junto com sua filha Thalita Chagas, e foram vítimas do seqüestro. À assessoria do município, Rolsey contou que os cinco homens entraram como passageiros em Barcelos, e quando estavam próximo à Novo Airão, na madrugada deste sábado, renderam os tripulantes da embarcação. Toda a ação durou até aproximadamente as 9h da manhã.
Após renderem a tripulação, os assaltantes obrigaram todas as mulheres e crianças a se despirem e as trancaram no compartimento de carga, no porão do barco. Os homens espancados com golpes de terçados. De acordo com Afonso Borges, aproximadamente 60 pessoas foram vítimas dos bandidos.
Socorro em Novo Airão
Ainda de acordo com a secretária de educação de Barcelos, os bandidos reviraram o barco a procura de jóias, dinheiro e aparelhos eletrônicos. Eles também cortaram a bomba de combustível da embarcação e fugiram nas voadeiras que servem de suporte à esses tipos de recreios, amarrados na parte de trás dos barcos.
Rosely contou que durante boa parte da manhã, as pessoas ficaram presas no barco a deriva, mas foram libertas quando o prático da embarcação conseguiu se desamarrar e abriu a escotilha do porão. “Ele conseguiu consertar a bomba de gasolina e o barco rumou para o município de Novo Airão perto das 11h da manhã. A viagem durou quase 40 minutos, estávamos bem perto”, conta Afonso Borges.
A assessoria de Novo Airão informou que três pessoas chegaram ao município baleadas e foram levadas para o Hospital Municipal, e que os demais estavam apenas assustados e abalados com o acontecimento.
Cerco aos bandidos
A Polícia Militar (PM) está com pelo menos 30 policiais envolvidos nas busca pelos suspeitos na área próximo à saída de Manacapuru. De acordo com o Major Hermes Macedo, um taxista foi abordado e confirmou ter deixado “cinco elementos” que se aproximam das descrições dos assaltantes, em um local da AM-070, que liga os municípios de Iranduba e Manacapuru.
“Temos quatro equipes da ROCAM (Ronda Ostensiva Candido Mariano), um grupamento fluvial, e as duas equipes de Manacapuru. Por enquanto estamos fazendo blitz na estrada e vasculhando a área próxima ao local onde os homens teriam descido do táxi. As informações são escassas até o momento”, explica o major da PM.
Fonte: D24am.com