Os cursos serão oferecidos, a partir deste mês de maio. São 45 cursos profissionalizantes nos segmentos de saúde, imagem pessoal, informática, turismo, gestão e comércio, visando a qualificação profissional dos moradores do município
A Prefeitura Municipal de Barcelos em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferecem, a partir deste mês (maio), 45 cursos profissionalizantes nos segmentos de saúde, imagem pessoal, informática, turismo, gestão e comércio, visando a qualificação profissional dos moradores do município. A ação faz parte do programa de desenvolvimento da cidade que todos os anos realiza atividades voltadas para a melhoria do atendimento ao público nas áreas comercial e pública.
Outra finalidade da realização dos cursos é manter Barcelos no grupo dos “65 Destinos Turísticos do Brasil”, cuja seleção foi feita pelo Ministério do Turismo há mais de cinco anos. O órgão ministerial colocou Barcelos entre os sessenta e cinco destinos indutores do turismo nacional e internacional por apresentar uma das melhores infraestrutura de atendimento aos turistas. Informações de inscrição dos cursos podem ser adquiridas na Central de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Centro de Barcelos.
Para o prefeito do município, José Ribamar Beleza (PMDB), a parceria com o Senac mudará a vida profissional de muitos moradores de Barcelos. “As pessoas que buscam oportunidades terão a chance de fazer um cursos para se especializar em sua área de afinidade e assim conseguir lugar no mercado de trabalho ou até mesmo obter ferramentas para o empreendimento do seu próprio negócio”, apontou o prefeito.
Na parceria entre o Senac e a Prefeitura de Barcelos, será disponibilizado uma Balsa Escola onde as aulas serão ministradas. O município ficou encarregado de responsabilizar-se pela vigilância e serviços de limpeza do local; fornecer os serviços de energia elétrica, água potável e pavilhão sanitário, necessário ao desenvolvimento das atividades; definir um interlocutor representando o município para a coordenação das atividades da Balsa Escola.
Fonte: A crítica