Disputa por terras em Barcelos – Prefeitura/Aeronáutica - Blog do Rio Negro - Amazonas

barcelos_rachada

A prefeitura de Barcelos acusa a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) de pedir na Justiça uma desapropriação de terras contra o município, reivindicando 70% da área urbana da cidade. Segundo o prefeito José Ribamar Beleza, a medida pode prejudicar 3 mil pessoas que habitam cinco dos sete bairros do município.

De acordo com o Prefeito o território pertence ao Governo do Estado. “Em 1978, a Câmara de Barcelos (a pedido dos militares) fez a doação de terras que pertenciam ao Estado. Esse processo de doação foi ilegal e, por isso, nos negamos a entregar a região à Aeronáutica.

A prefeitura de Barcelos informou que, aproximadamente, 3 mil moradores denunciaram recentemente à Câmara Municipal, por meio de um abaixo-assinado, que estão sendo intimados por oficiais da COMARA a abandonar suas casas. Segundo a assessoria de imprensa do município, os bairros solicitados pelos militares são Nazaré, Aparecida, Bairro da Paz, Conjunto São Lázaro, São Francisco, além do Distrito de Moura.

No abaixo-assinado, os moradores dos cinco bairros afirmam que a Comara quer a retirada das casas sob a justificativa de que o local foi doado à Aeronáutica, por meio de uma lei municipal de 1978.

A área informada pela prefeitura de Barcelos pertence à União e é administrada pela Aeronáutica, informou o assessor de comunicação do 7º Comando Aéreo (Comar), coronel Edmilson Leite. Ele não soube informar de que forma o território foi delimitado, mas negou que tenha ocorrido por imposição dos militares, durante a Ditadura Militar, conforme argumenta o prefeito.

De acordo com o coronel Leite, a COMARA acionou a Advocacia Geral da União (AGU) após a prefeitura iniciar uma obra nas proximidades do aeroporto (Novo Piabodromo). “Quando foi percebido que houve invasão dessa área da União, a Aeronáutica informou AGU, que tomou as medidas judiciais cabíveis”, informou o assessor.

Segundo o assessor, a prefeitura de Barcelos quer construir uma arena onde seria realizado o Festival do Peixe Ornamental. A Justiça Federal embargou a obra por ter invadido território da União, informou o coronel Edmilson Leite. O assessor não soube informar qual a área total sob administração da Aeronáutica.

Na minha opinião isso é um absurdo tem gente morando  nestes bairros desde o tempo de meu tataravô.

Fonte: A critica

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais Dicas e macetes Downloads Educação em Nova Olinda do Norte Esporte estágio e aprendiz FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados Piadas e bobagens PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Política por meio da 24ª Cicom Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador
 
Top