Cursos a bordo da balsa escola do Senac começam em abril em Barcelos e Manicoré. Os trabalhadores de Barcelos (a 396 quilômetros e a 333 quilômetros de Manaus) interessados em fazer cursos de formação de mão-de-obra devem procurar as prefeituras de cada município.
A Balsa Escola do Senac-AM sai de Manaus em março, para iniciar os cursos em abril. Estão programados 935 atendimentos em cursos de educação profissional.
Veja só os setores que serão abrangidos: turismo e hospitalidade, imagem pessoal, informática, gestão e comércio, saúde e conservação e zeladoria, além de palestras e oficinas.
Dentro desses setores estão cursos de café regional, culinária regional, doces e salgados para festas, serviços de garçom, cabeleireiro assistente, manicure, unhas artísticas, cursos de informática, técnica de vendas, primeiros socorros e qualidade nos serviços de portaria, além de outros.
Para a realização dos cursos, o Senac-AM conta com a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A Balsa Escola está em atividade desde o ano de 2000.
Já ofereceu cursos em Parintins, Maués, Barreirinha, Nhamundá, Borba e também em Manaus. Foram treinadas em torno de oito mil pessoas entre capacitação, aperfeiçoamento e até curso técnico.
Samaúma
O barco escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) leva o nome de Samaúma. Tem 31 anos e neste momento passa por uma pequena reforma para navegar.
Os cursos começam em março no município de Manicoré. A programação deste ano inclui também os municípios de Novo Aripuanã, Borba, Urucará e Urucurituba ou São Sebastião do Uatumã. Isso porque os contatos ainda estão sendo feitos com os prefeitos.
O Samaúma fica de 60 a 70 dias em cada município e treina mais de 500 pessoas. Os cursos compreendem áreas como construção civil, informática, eletrônica, mecânica e alimentos.
“Quando o barco chega, há uma procura muito grande devido à carência das pessoas por treinamento”, diz o diretor regional do Senai, Aldemurpe de Oliveira Barros. Para desenvolver a programação o Senai precisa contar com o apoio das prefeituras municipais.
Requisitos
A maioria dos cursos oferecidos na Balsa Escola exige que o candidato tenha o mínimo de 16 anos e o Ensino Fundamental completo. Mas os cursos de Informática (aplicativos básicos e gráficos) estão abertos a alunos a partir dos 13 anos.
Fonte: acritica.com