Neste mês de maio, o artesanato amazonense é o principal destaque do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, o Crab, um complexo arquitetônico localizado no centro da cidade de Rio de Janeiro, considerado a principal vitrine da diversidade artesanal do País.
Trata-se da exposição ‘Nuances Amazonas’, uma iniciativa do Sebrae no Amazonas que tem por objetivo promover a produção artesanal do Estado, destacando as especificidades da iconografia amazônica e o talento dos artesãos de Manaus, de Barcelos (a 405 quilômetros de Manaus) e de Santa Isabel do Rio Negro (631 quilômetros em linha reta de Manaus).
“O que estamos buscando com essa exposição é mostrar toda a nossa riqueza e o potencial do nosso artesanato. Teremos a Copa das Confederações que começa no mês que vem e temos a Copa do Mundo, portanto ações como essa ajudam a promover as riquezas amazônicas e disputar espaço no mercado brasileiro e internacional do artesanato”, destaca o diretor-técnico do Sebrae no Amazonas, Maurício Seffair.
De acordo com o diretor, diversas autoridades e personalidades do Rio de Janeiro serão convidadas para a Exposição que vai acontecer de 22 a 25 de maio, no Crab, com entrada franca. Ao todo, foram selecionadas cerca de 30 peças que estão em exposição, entre colares, brincos, biojoias, cestaria, artigos de decoração, confecções, entre outros objetos.
Ainda de acordo com Seffair, a diretora-presidente da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Iza Assef, vai participar da Exposição, além de representantes do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amazonas e diretores do Sebrae no Rio de Janeiro.