ATUALIZADO EM 20 DE ABRIL DE 2013
Amigos Barcelenses e Amazonas, nos últimos dias, muitas contas no Facebook estão sendo infectadas por um novo vírus que utiliza links de aplicativos e sites maliciosos para capturar informações pessoais (phishing) e espalhar o malware. Esse tipo de vírus tem atacado as pessoas que clicam sobre um link em que foram marcadas e são redirecionadas para uma página de download, e assim que o download inicia, extensões são instaladas no seu navegador por cibercriminosos para coletar seus dados.
O vírus ainda espalha outras publicações maliciosas através do perfil infectado, sem que o usuário saiba ou tenha autorizado a sua publicação. Muitos dos links usados estão relacionados com anúncios de promoções falsas, vídeos, álbuns de fotos e recursos como 'Veja quem visitou seu perfil' ou 'Mude a cor do seu perfil no Facebook', e estima-se que milhares de pessoas já tiveram suas contas infectadas no Facebook por continuarem clicando em links suspeitos em que foram marcados.
O Facebook, por sua vez, está trabalhando na remoção deste tipo de conteúdo, mas enquanto o problema não é solucionado por completo, é indicado que os usuários da rede social matenham sempre programas de antivírus atualizados em seus computadores e não cliquem em links suspeitos, mesmo aqueles enviados por amigos próximos e de confiança, já que eles também podem estar com suas máquinas infectadas.
Mas, o que fazer se seu perfil tiver sido infectado? Confira abaixo um passo a passo de como remover aplicativos suspeitos do seu perfil e evitar que o vírus continue se propagando na rede social:
1. Acesse 'Configurações de Privacidade'
2. Clique na aba 'Aplicativos'
3. Logo em seguida, o Facebook irá te apresentar a lista completa com todas as aplicações que você utiliza. Verifique se existem aplicativos suspeitos instalados em seu perfil, ou algum que você não reconhece:
4. Para remover aplicações, basta clicar sobre o 'X' que aparece no canto direito de cada aplicação
5. Por fim, o usuário deverá clicar em 'Remover' para confirmar a remoção do aplicativo.
Outro detalhe importante é mudar a senha de acesso ao Facebook. Para isso, clique neste link do próprio Facebook para que sua conta seja reconfigurada com uma nova senha. Logo após a alteração, a rede social vai te avisar dos perigos que você corre caso tenham realmente invadido a sua conta, e sugere que você reconfigure alguns outros ítens de segurança para que os riscos sejam bastante minimizados.
SE NÃO RESOLVEU FAÇA O SEGUINTE
Veremos aqui como desabilitar os plugins em determinado navegador para que o mesmo deixe de funcionar nele. Se você quiser remover por completo algum plugin, precisará acessar o painel de controle e abrir o Desinstalar um programa para a renovação total no computador.
Desabilitando plug-ins no Google Chrome
O chrome é um destes navegadores onde o acesso a listagem de plugins instaladas está mais escondida e não acessível pelo menu tradicional. Mas para visualizar todos os plugins extras ativos no navegador, basta digitar na barra de endereço o seguinte:
chrome://plugins
Serão listados todos os plugins ativos, desativados e compatíveis com o Google Chrome. Para desativar, basta clicar na opção Desativar. Se você quiser ver mais detalhes de onde está instalado este plugin, basta clicar na opção [+] Detalhes.
Por padrão todos os plugins estão com a opção Sempre permitido desmarcado. Isso é para deixar os navegadores um pouco mais seguros sendo solicitada sua confirmação de execução caso seja necessária, principalmente para os plugins menos seguros como é o caso do Java onde toda vez que precisar ser executado em algum site o Chrome irá lhe perguntar se realmente desejar executar o devido plugin.
Desativando o plug-in no Firefox
O Firefox já traz um acesso mais fácil as extensões e plugins instaladas por meio do próprio menu. Para exibiri a lista de plugins instaladas, abra o menu do Firefox e em seguida clique em Componentes. Ou aperte no teclado Ctrl + Shift + A.
Abrindo a nova aba da central de extensões e plugins, clique na opção Plugins para que sejam listados todos do Firefox. Para desativar algum, você tem que clicar no botão Desativar. Para ver mais informações sobre este plugin você pode clicar em Opções onde lhe será fornecido mais detalhes e a data em que foi instalado ou atualizado. Você também pode aproveitar e atualizar todos os plugins clicando na opção Verificar atualizações dos plugins.
Caso precise verificar mais informações sobre os plugins no Firefox basta acessar o endereço:
about:config
Será aberta uma página com informações mais detalhadas sobre cada plugin ativo no navegador.
Desativando plug-ins no Internet Explorer
O Internet Explorer mostra no Gerenciar Complementos todas as extensões, plugins e barras de ferramentas em uma única lista. Para acessá-la você deve clicar no ícone de engrenagem no canto superior direito e em seguida clicar na opção Gerenciar complementos.
Serão listados apenas os complementos carregados. Então você deve escolher em “Mostrar” a opção Todos os complementos.
Para desativar um plugin no Internet Explorer, basta selecionar o mesmo e depois clicar no botão Desativar.
Nesta mesma janela você poderá visualizar mais informações do plugin clicando em Mais informações e até mesmo limitar quais sites este plugin pode ser ativado. Ótimo para limitar o Java a ser ativado apenas no seu site bancário ou outros sites específicos deixando assim o navegador mais seguro.
Desativando os plug-ins no Opera
A forma de visualização dos plugins no Opera é feita em uma página oculta acessada facilmente digitando na barra de endereço o seguinte:
opera:plugins
Marcando a opção Detalhes você consegue visualizar os detalhes de cada item. Para desativar algum plugin basta apenas clicar em Desabilitar. Assim como no Firefox, o Opera tem a opção Atualizar plug-ins para que possa verificar e atualizar os plugins mais desatualizados.Espero ter ajudado amigos Barcelenses!