Diversos produtores rurais do município de Barcelos foram assistidos durante o mês de março pelo serviço de Assistência Técnica, Extensão Rural (ATER), em atenção ao Termo de Parceria 001/2010 – IDAM/Instituto Amazônia. Visitas técnicas, atendimentos, elaboração de créditos rurais, demonstrações de métodos de produção, palestra e outras atividades foram realizadas, visando o aprimoramento e desenvolvimento do setor agrícola.
Dentre as atividades, foi realizada ainda a Conferência Municipal de Resíduos Sólidos, na qual discutiu-se a destinação correta para o lixo doméstico, remédios, latas, vidros, metais, baterias, plásticos e papelão e a instalação de lixeiras padronizadas para receber cada tipo de material.
A programação cumpre o objetivo do Instituto Amazônia de promover o desenvolvimento econômico e social, através da realização de cursos de qualificação profissional, geração de emprego e renda, seminários, congressos e outros eventos de capacitação, informação e difusão do conhecimento técnico e científico.
Barcelos
Distante 405 km de Manaus, Barcelos tem produção agrícola, baseada nas culturas de banana, arroz e mandioca. Tem como sua principal fonte de renda a pesca sustentável de peixes ornamentais, destacando-se pela grande produção e pela exportação dos mesmos. Barcelos exporta mais de 20 milhões de peixes para todo o mundo, principalmente para o Japão, sendo que de cada cinco peixes exportados, um é o cardinal.