Monitoramento Participativo da Pesca no Médio Rio Negro é tema de oficinas e capacitação de pesquisadores - Blog do Rio Negro - Amazonas

Entre 24 de janeiro e 4 de fevereiro, o ISA e parceiros promoveram em Santa Isabel do Rio Negro e em Barcelos, oficinas de trabalho e curso de formação de pesquisadores para realizar o monitoramento da pesca. O objetivo é gerar e disponibilizar informações que sirvam de subsídio à organização das atividades pesqueiras nessa região amazônica, além de fortalecer as associações representativas de classe e a formulação de políticas públicas mais adequadas à realidade local

As oficinas e o curso preparatório dos pesquisadores para a realização do monitoramento das atividades de pesca comercial e esportiva integram duas frentes de ação desenvolvidas pelo ISA na região do Médio Rio Negro, desde 2007, em parceria com a Associação Indígena de Barcelos (Asiba) e a Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro (Acimrn): a) formação de jovens pesquisadores indígenas e ribeirinhos com vistas à realização de pesquisas colaborativas e interculturais e b) a realização de levantamentos de usos e conflitos em relação aos recursos pesqueiros com elaboração de propostas de zoneamento para regulamentação das atividades de pesca na região.

Neste contexto, se iniciou em 2012 o Projeto de Monitoramento Participativo da Pesca no Rio Negro, envolvendo outros atores e ampliando a cooperação interinstitucional com vistas a coletar dados sobre a organização e o funcionamento das atividades de pesca esportiva e pesca artesanal com fins de comercialização no Rio Negro. Este projeto tornou-se objeto de Termo de Cooperação Técnica envolvendo as prefeituras de Santa Isabel e de Barcelos, a Colônia de Pesca Z-33, a Associação de Pescadores Profissionais Artesanais de Santa Isabel (Aspasirn) e o Instituto do Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), além das associações Asiba e Acimrn.

Durante as oficinas realizadas entre os dias 24 de janeiro e 4 de fevereiro participaram pesquisadores indígenas, alunos dos cursos técnicos em pesca e aquicultura do Centro Tecnológico do Amazonas e Instituto Federal do Paraná (parceiro em Barcelos), lideranças indígenas, pescadores e representantes das câmaras de vereadores dos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro. Nelas, foram apresentadas iniciativas de monitoramento de biodiversidade que estão em curso no Amazonas. Representantes da sociedade civil e do poder público ressaltaram a necessidade de se obter informações mais precisas sobre a pesca comercial e esportiva na região. Para isso, uma coleta de dados sistematizada deve auxiliar a formulação de políticas públicas de desenvolvimento local e fomentar a segurança alimentar das comunidades indígenas, ribeirinhas e das sedes municipais.

Encerramento da Oficina de trabalho e Capacitação em Monitoramento Participativo da Pesca na cidade de Barcelos

Nove pesquisadores atuam na coleta e análise dos dados e na articulação política e logística local: Ilma Fernandes, Odanilson Nunes, Renê Albuqerque e Antônio Brazão em Santa Isabel do Rio Negro: Cleidinaldo Santos, Francilene Pinheiro, Rosangela Vieira da Silva, Tayenne de Souza e Rosilene Menez da Silva em Barcelos.

Pesca Esportiva

Desde agosto de 2012, os pesquisadores vêm fazendo entrevistas com pescadores esportivos nos aeroportos e portos municipais de Santa Isabel e Barcelos para obter informações sobre a origem dos turistas, locais de pesca e condições dos rios, como nível e piscosidade. Os pesquisadores também querem saber as impressões dos entrevistados em relação à estrutura existente para turismo, críticas e sugestões.

Monitoramento de turistas de pesca esportiva em Santa Isabel do Rio Negro (AM)

Pesca comercial

O monitoramento do desembarque de pescado nas duas sedes municipais teve início após as oficinas e irá fornecer dados da pesca ao longo de 2013. O objetivo é diagnosticar a dinâmica e o volume de produção do pescado, a renda associada à atividade e o perfil de consumo entre os municípios.

Monitoramento de desembarque pesqueiro em Santa Isabel do Rio Negro(AM)

Cooperação Técnica

Durante o curso de capacitação foram assinados Termos de Cooperação Técnica entre o ISA e os parceiros locais para a implementação do projeto. São parceiros nestes termos as prefeituras municipais de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, a Colônia de Pescadores Z-33 de Barcelos, a Associação dos Pescadores Artesanais de Santa Isabel do Rio Negro, a Associação Indígena de Barcelos e a Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro.

Uma parceria entre ISA e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) vem sendo articulada por meio de um termo de cooperação técnica específico.

A cooperação faz considerações sobreo papel das instituições parceiras na manutenção de um ambiente equilibrado e na busca de melhores condições de vida da população das cidades envolvidas. Cabe aos parceiros apoiar a implementação do projeto com a supervisão e o acompanhamento dos monitores, promover a troca de informações relevantes ao tema de produção pesqueira e turismo de pesca e participar da análise e discussão dos resultados do monitoramento.

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades Dicas e macetes Downloads Educação Esporte FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado Piadas e bobagens Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Política Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais em Nova Olinda do Norte estágio e aprendiz por meio da 24ª Cicom
 
Top