Barcos de travessia viram ‘carcaças’ um ano após abertura da Ponte Rio Negro - Blog do Rio Negro - Amazonas

Fonte: Portal Amazônia

Carcaças no Porto de São Raimundo. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia

Carcaças no Porto de São Raimundo. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia

Até outubro do ano passado, a chegada aos municípios de Manacapuru, Iranduba e Novo Ayrão, com saída de Manaus, era realizada pelas balsas que trafegavam sobre o rio Negro. Filas quilométricas, trânsito intenso no Porto do São Raimundo (no bairro homônimo, zona Oeste da capital) e atrasos eram comuns. Hoje, após um ano de Ponte Rio Negro, o cenário de grande movimento deu lugar à carcaças de flutuantes.

Por toda a orla, é visível a quantidade de embarcações em desuso. Balsas enferrujadas e até portos flutuantes estão atracados onde antes o cotidiano era de multidões, chegadas e partidas.

Apesar da paisagem desanimadora, o assessor de imprensa da Sociedade de Navegação Portos e Hidrovias (SNPH), Marinaldo Matos Guedes, afirmou que há projetos para melhorias, tanto para as embarcações quanto para o próprio Porto.

Das seis balsas utilizadas antes da inauguração da Ponte, duas foram reformadas e uma está em operação no Porto do Ceasa, realizando a travessia Manaus-Careiro da Várzea, na BR 319. Outras duas passam por melhorias.

Há uma licitação em trâmite para adaptar uma das balsas do local: um sistema de fundeio (com poitas na terra, para evitar movimento, em caso de temporais) e servirá como ‘berço’ para outras embarcações. A previsão de entrega é de 50 dias.

Ponte sobre o Rio Negro vista pelo Porto de São Raimundo. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia

Ponte sobre o Rio Negro vista pelo Porto de São Raimundo. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia

“O porto servia de base para chegar ao outro lado. Agora, o local recebe nova configuração de balsas de suporte para barcos regionais que trafegam no alto rio Negro. Ao contrário do que se fala, temos sempre caminhões em operação de embarque e desembarque de mercadorias – que saem de Manaus para a calha do rio –, dos tipos caminhões baú e abertos”, informou Guedes.

De acordo com o assessor, todos os dias veículos de grande porte desembarcam com mercadorias. O objetivo é suprir toda a demanda econômica e social dos municípios da calha do rio, como Novo Airão, Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

Carga e descarga de mercadorias no Porto São Raimundo. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia

Carga e descarga de mercadorias no Porto São Raimundo.

O assessor informou que o Porto de Tefé é de propriedade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). O retroporto – parte fluvial de um porto de complexo maior que deve ser organizado no município – será retirado pelo governo do Estado.

O antigo porto de Parintins, também atracado próximo à Ponte, foi entregue ao Departamento Nacional de Infraestrutura. “Só falta eles (Dinit) virem buscar e isso deve acontecer quando as águas subirem novamente. A maioria dessas coisas deve sair conforme a subida das águas”, garantiu o assessor.

Porto de Tefé atracado na orla de São Raimundo. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia

Porto de Tefé atracado na orla de São Raimundo. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia

Comércio divide opiniões

Autônomo Dorismar Moraes comemora mudanças no Porto. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia

Autônomo Dorismar Moraes comemora mudanças no Porto. Foto: Juçara Menezes/Portal Amazônia

Os quiosques construídos ao longo do porto estão vazios. Apenas três permissionários continuam trabalhando. De acordo com uma autônoma, que pediu para não ser identificada, a Ponte Rio Negro trouxe prejuízos para o seu negócio. Ela conta continuar no local por falta de opção de trabalho.

A queda na quantidade de pessoas e veículos foi positiva para alguns empreendedores, como Dorismar Moraes. O autônomo vende itens diversos próximo ao novo embarque e desembarque de passageiros e mercadorias.

“Com a Ponte, nossas vendas diminuíram drasticamente. Se não há fluxo de viajantes, não temos comércio. Resolvemos segurar e a vida melhorou há três semanas, quando houve a mudança. Para outras pessoas, piorou consideravelmente”, explicou.

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais Dicas e macetes Downloads Educação em Nova Olinda do Norte Esporte estágio e aprendiz FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados Piadas e bobagens PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Política por meio da 24ª Cicom Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador
 
Top