O local de embarque e desembarque de passageiros e cargas para os municípios do Rio Negro como Novo Airão, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.
De acordo com Gonzaga, o projeto básico para que o Terminal Hidroviário do São Raimundo absorva a navegação regional do Rio Negro está em andamento no Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), para construção de uma estrutura fluvial que contemple essas embarcações com investimentos na ordem de R$ 90 milhões. Mas, provisoriamente, para atender a demanda que está funcionando precariamente embaixo da ponte do São Raimundo, o Governo do Estado vai montar uma estrutura com dois flutuantes para as embarcações atracarem onde antes era feita a travessia de balsas Manaus – Itacoatiara.
“Concluímos a licitação e os flutuantes estão construídos aguardando para serem armados. Esse é o processo que daremos início e, se tudo der certo, no prazo de vinte dias estaremos com a estrutura pronta”, afirma o diretor.
O deputado estadual Sidney Leite vai encaminhar para a Assembleia Legislativa do Estado as informações obtidas na audiência para que sejam oficializadas e enviadas aos principais interessados e participantes da audiência.
Na avaliação do deputado, a construção do porto do São Raimundo precisa passar, ainda, por um estudo de impacto no trânsito da capital e pela capacitação dos trabalhadores do porto.
Fonte: SNPH