Barcelos estará entre os 15 municípios do Amazonas que será beneficiado com a Instalação de Agências da Previdência Social.
O Ministério da Previdência Social pretende instalar 16 unidades da Agência da Previdência em municípios do interior do Estado. As localidades a serem contempladas serão: Barcelos, Barreirinha, Boca do Acre, Borba, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Humaitá, Iranduba, Lábrea, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira e São Paulo de Olivença e Manicoré.
O último município receberá R$ 600 mil para a construção do espaço, e foi incluído no projeto por meio de emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA), feita pelo deputado federal Pauderney Avelino (DEM).
“Não podemos mais aceitar que aposentados, pensionistas e trabalhadores tenham que percorrer grandes distâncias para terem acesso aos serviços previdenciários. O atendimento precisa ser descentralizado”, disse.
O INSS realiza mensalmente cerca de quatro milhões de atendimentos pelo país, e paga mais de R$ 28 milhões em benefícios.
Um dos fatores que mais influenciou nessa interiorização do INSS foi a realização de Juizados Especiais Itinerantes no interior do Amazonas. Esse Projeto desenvolvido pela Justiça Federal no Amazonas, desde 2002, com a participação dos Procuradores do INSS e Defensores Públicos da União, atendeu dezenas de milhares de pessoas e, com isso, trouxe à tona essa dura realidade: nossos caboclos ribeirinhos são esquecidos e marginalizados pelo poder público como um todo, especialmente o governo federal. Graças a Deus, a partir de 2009, ao menos com relação ao INSS, essa realidade começou a mudar com a instalação de mais agências no interior.
Fonte: A crítica