As famílias ribeirinhas que moram nas comunidades do município de Barcelos, estão enfrentando graves problemas com a cheia do rio, algumas famílias sendo obrigadas a fugirem para a cidade. Enquanto que na cidade os prejuizos são poucos e até conseguimos nos divertir como bons brasileiros que fazemos das dificuldades oportunidades, todos nós temos acompanhado a preocupação da população que teme os prejuízos que causarão se o rio continuar a subir, os danos serão muitos, não só na área física, como também na educação, econômico e material.
O município já está em estado de emergência. A situação das Comunidades é pior do que na Cidade onde até ontem (29) já observa-se baixa no rio. Os moradores principalmente do interior buscam se prevenir dos prejuízos construindo o segundo piso das casas ou até mesmo erguendo novas moradias acima do nível das águas, procurando terras como vocês verão nas imagens mostradas aqui nesta matéria, casas erguidas improvisadamente e com cobertura de lonas.
Ainda não temos a confirmação se vieram os kits de higiene pessoal, de limpeza, de medicamentos, filtros microbiológicos e barracas de emergência e ajuda da Prefeitura de Barcelos. Tem também ainda as escolas, que já tiveram as aulas paralisadas em algumas comunidades além das que já estavam por outros motivos, deixando alunos com prejuízos no ano letivo.
Em algumas localidades onde os terrenos já foram inundados, há também dificuldades para o condicionamento das plantações de subsistência, criação de animais como, porcos, galinhas estão fazendo parte do convívio de algumas famílias, porque tiveram que ser levados para dentro de casa.
Vejam abaixo as imagens do drama no interior.
Fotos: Desconhecido