Governo do Amazonas negocia com empresários paulistas a comercialização de produtos indígenas em São Paulo - Blog do Rio Negro - Amazonas

imageO biólogo e apresentador de TV Richard Rasmussen esteve esta semana em Manaus para negociar a comercialização de produtos indígenas em São Paulo e a divulgação da diversidade cultural dessas populações na telinha, a partir do próximo ano. A primeira conversa nesse sentido foi intermediada nesta quarta-feira (20) pelo próprio Richard, entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), e empresários paulistas.
Até o dia 20 de março de 2012, um catálogo com a apresentação de alguns dos principais produtos e expressão cultural dos povos indígenas do estado será entregue para que o projeto saia do papel.
De acordo com o secretário adjunto da Seind, José Mário Mura, a secretaria já começou a formatar o projeto e dará todo o suporte didático e logístico para que o Amazonas possa exportar o que de melhor é produzido pelas comunidades. “Teremos aqui o que eles chamam de entreposto, mas que para a gente será o Centro de Armazenamento e Distribuição de Produtos Indígenas”, informou José Mário. “A Seind vai dar todo o mecanismo e eles entrarão com os recursos financeiros para a distribuição do material em São Paulo. Com isso a gente entra no slogan do governador, trabalhando para criar oportunidades”, acrescentou.
Três ações
Entre as ações previstas está o abastecimento com produtos regionais indígenas para uma rede de restaurantes. Os produtos viriam das próprias aldeias, da culinária indígena. “A proposta é que se tenha essa relação de diversidade de pratos, com misturas das técnicas culinárias envolvendo os produtos oriundos das aldeias”, explicou o técnico da Seind Ronisley Martins.
Outra ação encabeçada pelas empresas é a comercialização de artesanatos indígenas. “O entreposto será canalizado na secretaria, após firmado o contrato com a empresa”, observou o servidor.
Em princípio, o projeto deverá beneficiar as organizações indígenas que possuem projetos na área com a Seind e parceiros, entre as quais as de Atalaia do Norte (Matis, Marubo, Kanamary e Mayoruna), no Vale do Javari; de Tabatinga, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença (Tikuna); do Médio Purus (Paumari, Jamamadi, Jarawara e Apurinã) e de São Gabriel, Santa Isabel e Barcelos, no rio Negro, onde a cadeia produtiva já está bem consolidada. A partir do resultado, a Seind pretende expandi-lo também para outras localidades. “Cabe a nós, da Seind, preparar essa cadeia produtiva, tanto do artesanato quanto dos produtos agrícolas para abastecer a procura”, disse Ronisley.  
A terceira ação refere-se à “aventura selvagem” sobre os rios Negro e Solimões, na qual Richard Rasmussen faria uma série de reportagens no Amazonas, sobre a manifestação cultural de cada povo. “O objetivo é dar apoio à reportagem para a divulgação da produção rural e da manifestação cultural das populações indígenas”, finalizou.
Carona da Copa
A iniciativa para uma ação conjunta entre governo estadual e iniciativa privada pega uma carona do clima que já começa a tomar conta do País em relação à Copa do Mundo, segundo Richard Rasmussen, que visitou a Seind pela primeira vez, após dois anos de criação do órgão. “É um projeto antigo que agora tem condições de ser realizado plenamente”, justificou o biólogo. “Estamos assessorando um arquiteto e um empresário que estão investindo numa rede de restaurante, inicialmente em terras paulistas, mas com previsão de expansão d o negócio para outras capitais”, disse.
Dentro da Lei
Richard informou, ainda, que toda a negociação com os indígenas será feita de acordo com o que determina a legislação. “Queremos trabalhar com produtos regularizados, com origem controlada, tudo certinho como deve ser para fazer acontecer”, destacou.
Aventuras Selvagens
Além de apresentador e considerado o biólogo mais famoso do Brasil, o paulista Richard Rasmussen é economista e naturalista. Já fez várias aventuras selvagens, sempre explorando as belezas naturais, a fauna e a flora.

Fonte:  Amazonas Noticias

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais Dicas e macetes Downloads Educação em Nova Olinda do Norte Esporte estágio e aprendiz FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados Piadas e bobagens PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Política por meio da 24ª Cicom Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador
 
Top