COMÉRCIO DE PEIXE ORNAMENTAIS EM CRISE NO AMAZONAS - Blog do Rio Negro - Amazonas

A exemplo da Borracha que entrou em decadência por motivo de grandes empresas estrangeiras, importadoras de bens e exportadoras de borracha, estabeleceram suas filiais em Belém e Manaus, e fixaram os preços no mercado internacional. Financiavam os seringalistas, donos ou posseiros das áreas onde estavam as seringueiras. O seringalista fornecia ferramentas e alimentação aos trabalhadores, que deviam trazer-lhe determinada quantidade de borracha.
O comercio de Peixe Ornamental responsável por 20% das exportações de peixes ornamentais do Brasil até 2005, encontra-se hoje em crise e em franca decadência. Vou expor aqui no Barcelos na NET um texto enviado pelo Radson Alves:
A bacia do médio Rio Negro corresponde à maior área de pesca de peixes ornamentais do Brasil, sendo o município de Barcelos o principal posto de comercialização, gerando 60% da renda do município na década de 90. Este comércio é baseado principalmente na exploração de pequenos caracídeos chamados de “tetras”, sendo os principais: Cardinal, Rodóstomo, Rosacéu, Borboletas e Apistogramas. Estes peixes são considerados recursos sustentáveis que podem ser extraídos dos rios e igarapés amazônicos, gerando pouco ou nenhum impacto ao ecossistema, desde que manejados de forma racional (CHAO, 2001). O rio Negro tem uma alta diversidade de espécies, diferentemente do rio Amazonas que concentra uma maior biomassa e pouca diversidade de espécies. A área com potencial para a pesca de Ornamental é de aproximadamente 1,5 milhões hectares das planícies inundáveis, a biomassa de peixes no rios de água preta é 1,6 t/ha., enquanto a de floresta úmida é 180-250 t/ha. Fazendo–se um calculo para verificarmos se tal atividade pode ser sustentável na produtividade, verifica-se por exemplo que cada cardinal (principal espécie exportada da região do rio Negro) pesa < 0.2 g, multiplicando pela maior quantidade exportada, 30 milhões de ornamentais o peso total será de 06 toneladas de peixes ornamentais retirado das planícies inundáveis da região do rio negro. Isso nos mostra que tal atividade é sustentável na produtividade. No entanto a atividade entra em declínio a partir do ano de 2001, por vários problemas, como: é déficit de malha aérea para países importadores, falta de marketing, peixe é produto perecível, espécies reproduzidas próximas dos grandes importadores, barreiras sanitárias impostas por países importadores, países vizinhos podendo exportar a maioria de suas espécies e com incentivos do governo. Fico imaginando se não fizermos algo urgente existirá os peixes ornamentais, mas não mais a atividade de pesca ornamental. E o piabeiro e sua família?? Acho que antes, durante e depois do FESPOB as agremiações Acará disco, Cardinal e todos Nós barcelenses e amigos de Barcelos deveríamos bater bastante na tecla..
O Radson Alves está coberto de razão. Das 30 empresas que operavam nesse subsetor da pesca do Estado, apenas seis sobreviveram às dificuldades. A redução nas vendas supera 80%. Em Barcelos no ano de 2011 o comércio de peixe ornamental está parado sem previsão de retorno de suas atividades, piabeiros e suas famílias que dependem do setor estão a Deus dará. Conforme dados do Ministério Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), de janeiro a setembro deste ano, as exportações de peixes ornamentais do Amazonas obteve uma queda de 29,54% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os motivos do declínio estão as barreiras sanitárias impostas pelos países importadores, a não liberação de outras espécies pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como a arraia, e a falência dos exportadores, que possuíam pouco incentivo do governo federal.
 
Frank Garcia.

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais Dicas e macetes Downloads Educação em Nova Olinda do Norte Esporte estágio e aprendiz FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados Piadas e bobagens PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Política por meio da 24ª Cicom Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador
 
Top