Hoje(29) é o aniversário da Cidade de Santa Isabel do Rio Negro, completa 55 anos, promete uma linda festa com atrações locais e nacional (Banda Dejavu), Santa Isabel é uma dos mais importantes e belas cidades do Amazonas, além de sua importância cultural, tornou-se, ao longo dos tempos, um atrativo turístico na Região.
Histórico do Município de Santa Isabel do Rio Negro
O berço da história política do município de Santa Isabel do rio Negro é a povoação da ilha grande, desbravada pelo Dr. Bernardino Machado de Almeida, que posteriormente se tornou primeiro prefeito do município de Ilha Grande.
Em 1931, quando é definitivamente restaurado o município de Barcelos, a região do atual município de Santa Isabel do Rio Negro, fazia parte do seu território. Em 29 de Dezembro de 1956 pelo desmembramento determinado pela Lei Estadual N. 117. é criado o município de Ilha Grande, berço do atual município de Santa Isabel do Rio Negro, tendo como prefeito, o Dr. Bernardino Machado de Almeida. Por volta de 1963 é eleito prefeito de ilha Grande o Sr. Augusto Lacerda Filho (Gotinho) que idealizou a mudança da sede do município de Ilha Grande para o povoado de Santa Isabel, localizado à margem esquerda do Rio Negro. Após consulta popular, o então prefeito Gotinho, viajou até o Rio de Janeiro para encontrar-se com o Bispo Prelado do rio Negro, Dom Pedro Massa, que doou um lote de terra, localizado entre a TASA e atual Av. Castelo Branco, onde foi construído o prédio da Prefeitura Municipal por volta de 1965 com o nome de município de Ilha Grande, com sede na vila de Santa Isabel. Mais Tarde (...) adotou-se o nome município de Santa Isabel do Rio Negro. Em 04/06/1968, pela Lei Federal n. 449, o município é enquadrado como Área de Segurança Nacional. Em 10/12/1981, pela Lei Emenda Constitucional N. 12, Santa Isabel do Rio Negro perde parte de seu território em favor do novo município de Bittencourt.
De 1965 a 1985, o município de Santa Isabel do Rio Negro foi administrado por prefeitos que eram nomeados pelo governador do Estado, são eles : Ayton Pereira de Melo, Mafran Garibaldi Nunes, Odovaldo Ferreira Novo, Aldemar Fontes dos Santos e Walter Aguiar Cardoso. A partir de 1985, com a democratização do País, os prefeitos passaram a ser eleitos pelo voto popular. Na ordem, administraram Santa Isabel do Rio Negro os Seguintes prefeitos Eleitos: Rubens Pessoa de Albuquerque, José Ribamar Fontes Beleza, Sérgio da Silveira Cardador, Antonio Carlos Fontes Teixeira, Sérgio da Silveira Cardador (II Mandato) e finalmente, Eliete da Cunha Beleza, que a 02 (dois) anos administra Santa Isabel do Rio Negro. Depois de 48 anos de fundação em 2005, já no mandato de Eliete Beleza, o aniversário do município passou a ser festejado pela população Isabelense.