Gestão e questão fundiária de comunidades do rio Negro são temas de seminário - Blog do Rio Negro - Amazonas

O coordenador-executivo da FVA, Carlos César Durigan (à esq.), e o agricultor Rozan Dias da Silva, morador de Jauaperi 
A gestão e o ordenamento territorial de áreas protegidas e de comunidades ribeirinhos localizadas na região do Baixo e Médio Rio Negro, no Amazonas, são os principais temas de um seminário que acontece até nesta quinta-feira (27) em Manaus. Situações que continuam pendentes, como é o caso da proposta de Reserva Extrativista Baixo Rio Branco - Jauaperi, são alguns dos principais assuntos em discussão.

Promovido por instituições vinculadas à Rede Rio Negro, o seminário que acontece no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) pretende desenvolver um trabalho colaborativo em busca de soluções a questões socioambientais, segundo o coordenador-executivo da Fundação Vitória Amazônica (FVA), Carlos César Durigan.

O passo seguinte, segundo Durigan, é tentar achar encaminhamentos com base nos relatos dos atores envolvidos, e enviá-los para os órgãos competentes nas questões, como o ICMBio e o Ibama. “A ideia é fazer uma análise dos cenários, dos principais problemas e das experiências positivas”, disse.

Durigan citou como exemplo positivo os trabalhos em conjunto entre o ICMBio e as comunidades para a efetivação da gestão compartilhada e a aplicação de regras de utilização desenvolvidas na Resex Unini e no Parque Nacional do Jaú.

Conflito

A região do baixo e médio rio Negro é localizada nos municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos, Novo Airão e Iranduba.

Segundo Durigan, um dos principais problemas identificados nas áreas rurais é o conflito entre as comunidades e os pescadores, sobretudo os que exploram estoques pesqueiros de maneira profissional.

“A ideia é criar acordos entre os usuários da pesca e os pescadores profissionais que abastecem os municípios e estabelecer regras para que sejam feitos zoneamentos e crie um maior controle para a utilização dos apetrechos de pesca”, afirmou o coordenador da FVA.

Jauaperi

A Resex de Jauaperi é um dos temas mais delicados do seminário. A proposta da Resex já se arrasta desde 2001, quando foi sugerida pelos ribeirinhos. Em 2006, o processo foi finalizado e enviado para o governo federal. O processo encontra-se desde aquela época na Casa Civil da Presidência da República.

“Há uma forte resistência do governo de Roraima para o reconhecimento da Resex de Jauaperi, já que a maior parte dela está em Rorainópolis, que fica naquele Estado. Mas pelos relatos dos comunitários a área continua sendo invadida por pescadores profissionais que utilizam métodos predatórios. Há uma incerteza em relação fundiária”, afirmou ele.

A Rede Rio Negro é formada pela Fundação Vitória Amazônia (FVA), o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), o Instituto Socioambiental (ISA), o Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya) e o WWF-Brasil.

Fonte: A critica

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais Dicas e macetes Downloads Educação em Nova Olinda do Norte Esporte estágio e aprendiz FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados Piadas e bobagens PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Política por meio da 24ª Cicom Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador
 
Top