Amazonas e Governo Federal lançam núcleo para desenvolver economia de oito municípios da fronteira - Blog do Rio Negro - Amazonas

Amazonas

image

Oito municípios da região da fronteira internacional do Amazonas serão beneficiados com investimentos prioritários dos Governos Estadual e Federal a partir da implantação do Núcleo de Integração da Faixa de Fronteira do Estado, lançado nesta quinta-feira (27), na sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM). Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), o núcleo vai elaborar, até o primeiro semestre de 2012, um diagnóstico com as principais potencialidades econômicas dos municípios e as áreas que precisam receber investimentos.
A criação do núcleo é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Governo do Estado e uma rede de instituições locais. O trabalho é complementar ao Plano Estratégico de Segurança Nacional, lançado em junho com o objetivo de aumentar a proteção nas fronteiras, que vai contemplar no Amazonas 21 municípios limítrofes com outros países e nove que são vizinhos a outros Estados, totalizando 30 cidades amazonenses. O plano também converge para a política estadual de desenvolvimento definida pelo governador Omar Aziz, de fomentar a economia criando novas oportunidades de emprego e renda.
“A questão da fronteira, historicamente, tem sido tratada apenas como questão de segurança, o que afasta os países vizinhos. Cada um pensando a fronteira como elemento de barreira entre as regiões. Entendemos que a questão não é apenas de segurança nacional, mas de desenvolvimento”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Sérgio Duarte de Castro.
Em todo o País, onze Estados da região fronteiriça serão beneficiados com núcleos para estimular o desenvolvimento econômico. “A geração de emprego e renda para as famílias dessas regiões funciona muito mais eficazmente para garantir a segurança na fronteira que as medidas de caráter repressivo”, comentou.
No Amazonas, o núcleo vai reforçar a presença do poder público em uma região fronteiriça de aproximadamente três mil quilômetros que abrange os vizinhos Peru, Colômbia e Venezuela, e as cidades amazonenses de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, Japurá, São Gabriel da Cachoeira,  Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos.
As áreas de saúde, educação e o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis devem concentrar os investimentos através do núcleo, avalia o diretor de Desenvolvimento Regional da Seplan, Marconde Noronha. “Já temos bastante informação, mas as demandas da sociedade serão prioritárias na elaboração dos planos. Eles vão para os ministérios e o governo federal examina a viabilidade dos aportes que podem ser feitos. Do ponto de vista social, isso significa a possibilidade de geração de emprego e renda, para que as pessoas não tenham que se deslocar para grandes centros urbanos para sobreviver”, disse.
O Núcleo de Fronteira do Amazonas contará com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Banco da Amazônia, Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), além da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

Fonte: Amazonia Noticias

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais Dicas e macetes Downloads Educação em Nova Olinda do Norte Esporte estágio e aprendiz FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados Piadas e bobagens PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Política por meio da 24ª Cicom Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador
 
Top