Barcelos/AM é conhecida por possuir um enorme potencial turístico com riquezas naturais exuberantes
A cidade de Barcelos possui 25.718 de habitantes, é conhecida por possuir um enorme potencial turístico com riquezas naturais exuberantes, é a maior produtora nacional e grande exportadora de peixes ornamentais. Teve origem em uma aldeia dos índios Manau, chamada Mariuá, localizada no médio Rio Negro. Em 1758, a aldeia foi elevada à categoria de vila, com o nome de Barcelos, foi a primeira capital da Capitania de São José do Rio Negro, atual estado do Amazonas.
O município possui o maior arquipélago fluvial do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 1.400 ilhas, e se tornou conhecido internacionalmente pelo comércio de peixes ornamentais e pela pesca esportiva do tucunaré. No seu território também estão localizados o Parque Nacional do Jaú, o Parque Estadual do Araçá e a Área de Preservação Ambiental de Mariuá.
Em Barcelos está localizada a cachoeira do El Dorado, considerada a maior queda d'água livre do Brasil com quase 400m de altura.Também encontramos em Barcelos o abismo Guy Collet, considerado a caverna mais profunda do Brasil.
A economia do município é principalmente através da produção agropecuária, baseada no cultivo da banana, arroz, mandioca e castanha, bem como a extração de madeira, sorva, borracha e gomas não elásticas. Sua produção não supre as necessidades do município, que precisa importar a maioria de seus gêneros alimentícios. A criação de gado é pequena, apenas para consumo próprio. A pesca é praticada de forma artesanal, com cerca de 700 espécies de peixes comestíveis e ornamentais que são exportados para países da Europa, Ásia e Américas.
PONTOS TURÍSTICOS:
Arquipélago Mariuá
Localizado às margens do rio Negro, o Arquipélago Mariuá inclui um mosaico de ecossistemas de águas pretas que estão entre os mais frágeis da Amazônia e incluem rios, ilhas, lagos, florestas inundadas, praias arenosas, campos e pântanos. São mais de 1.400 ilhas, que apresentam rica diversidade sociocultural, com cerca de 30 comunidades. A região caracteriza-se, também, pelo alto grau de dependência das populações locais, principalmente ribeirinhos e indígenas, com relação aos recursos naturais do Arquipélago, o que propicia o surgimento de conflitos diversos.
Cachoeira do El Dorado
A Cachoeira do El Dorado é a mais alta queda d'água do Brasil com mais de 360m de altura. Está localizada no monte Tantalita, na serra do Curupira, no município de Barcelos. A cachoeira está a 211 km da cidade. A região é uma das mais selvagens do planeta e caracterizada por montanhas acima de 2 mil metros de altura, rios caudalosos, ilhas fluviais e praias de areia branca.
Cachoeira do Aracá
A Cachoeira do Aracá é formada pelo Rio Aracá, que tem cerca de 365 metros de queda livre. Sendo uma das mais altas cachoeiras do Brasil, está localizada numa região de difícil acesso no interior do Parque Estadual Serra do Aracá.
Praia Grande
A Praia Grande é o mais famoso e mais visitado ponto turístico do município de Barcelos. Localizada em frente à sede do município separada pelo caudaloso Rio Negro cerca de 1 km de distância. Devido ao fácil acesso e grande extenção, esta praia abriga grandes eventos como luais, festivais e reveillon. Revela-se durante a estiagem nos meses de setembro a março.
Praia da Ilha do Governador
A Ilha do Governador está localiza em frente à cidade de Barcelos, distante cerca de 700 metros. no período da vazante revela praia de areia branca em quase toda a sua orla, o que faz dela uma ótima opção de lazer para adultos e crianças.
Pesca Esportiva
Os maiores tucunarés do Mundo
Um dos grandes potenciais turístico está, sem dúvida, na pesca dos grandes tucunarés. Das águas de Barcelos saíram praticamente todos os recordes mundiais da IGFA para o tucunaré-açú, espécie Cichla temensis. Desde 2002, há um decreto estadual proibindo a pesca comercial do tucunaré nas águas desse município, justamente para que o turismo de pesca seja cada vez mais valorizado.
Existem afluentes em ambas as margens do rio Negro nesse trecho. Na margem direita (para quem desce o rio) estão o Unini, o Caurés e o Cuiuni, entre outros. Na margem esquerda há o Demeni, o Aracá, o complexo lagunar do Bafuana, o Paraná da Floresta e o Atauí, entre outras opções de pesca dos gigantescos açús. São todos locais especiais para os grandes exemplares.
É bom saber que, às vezes, mesmo quando as águas em uma das margens estão altas (ou baixas), não necessariamente a margem oposta terá a mesma característica. As águas são drenadas de pontos diferentes da Amazônia, então pode ocorrer de uma das margens do rio Negro estar cheia, apresentando, no entanto, boas condições de pesca na margem oposta. Nessa hora, um operador experiente e seus guias fazem a diferença.
Ecoturismo & Natureza
Parque Estadual Serra do Aracá
Criado em 1990, localizado no município de Barcelos, ocupando uma área de 1.818.700 ha. No interior encontra-se o Rio Aracá, que forma a mais alta queda d'água do Brasil.
Parque Nacional do Jaú
O Parque Nacional do Jaú é o maior parque nacional do Brasil e do mundo, em floresta tropical úmida contínua e intacta, com 2.377.889,00 (ha). Localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, ao norte do Amazonas, leva o nome do principal rio do Parque, e de um dos maiores peixes brasileiros: o jaú. Hoje, esse paraíso ecológico é conhecido como modelo de Unidade de Conservação na Amazônia, formando, juntamente com as Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Amanã e de Mamirauá, o maior corredor biológico preservado do mundo em selva equatorial, com mais de 5,7 milhões de hectares.