O vice-presidente Michel Temer assina nesta quinta-feira com o governo da Colômbia um Tratado de Cooperação para ações na fronteira entre os dois países, acompanhado de uma Comitiva de Ministros, do Comandante Militar da Amazônia, do Comandante do 9º Distrito Naval e do Comandante do VII Comando Aéreo Regional, visitará, nos dias 3 e 4 de agosto, as cidades de São Gabriel da Cachoeira-AM e Tabatinga-AM, respectivamente. No dia 03, o Vice-Presidente e comitiva conhecerão as instalações e os meios das Forças Armadas em São Gabriel da Cachoeira.
No dia 4 de agosto, em Tabatinga-AM, o Vice-Presidente da República, como Coordenador do Plano Estratégico de Fronteira por determinação da Presidente da República, assinará com a Colômbia acordo de cooperação para frear o trânsito de traficantes e contrabandistas na fronteira entre os dois países. Estão previstos participar do evento o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, o Ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, o Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira.
A proposta inclui também a possibilidade de um país empreender buscas e prisões no território vizinho em caso de ações militares e de polícia. Outros tratado de teor semelhante devem ser fechados com os demais vizinhos do Brasil.
Fonte: Presidente40