Novos medicamentos prometem reduzir o tratamento da Malária para um dia - Blog do Rio Negro - Amazonas

Número de casos de malária no AM apresentou redução em 2011

 

Em fase final de estudo, uma nova medicação promete reduzir o período de tratamento da malária para um dia apenas. Os novos medicamentos estão sendo estudados pela Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT/AM) e já estão na última etapa do teste clínico para que sejam aprovados pelo Ministério da Saúde e distribuídos no Brasil.

O estudo está sendo realizado com as drogas Coarsucam, produzido pelo laboratório Sanofi-Aventis e Tafenoquina, do laboratório Glaxo-Smith-Kline.
De acordo com o diretor de pesquisa da FMT/AM, Marcus Lacerda, a nova medicação representa um avanço para o esquema de tratamento da doença transmitida pelo mosquito Anopheles, uma vez que o paciente pode ser curado mais rápido.

Segundo Lacerda, a malária P. vivax , a mais comum no Brasil, com quase 90% de casos registrados, atualmente é tratada primeiramente com o antimalárico, chamado Cloroquina, durante três dias e, em seguida, é tratada com a Primaquina. Este último, importante para evitar as chamadas recaídas, em que a doença volta a se manifestar. O diretor de pesquisa ressalta que o desenvolvimento de uma nova droga para o tratamento da malária deve-se à resistência da doença à medicação atual. Neste caso, o responsável explica que em pelo menos 10% de pacientes que são tratados com a Cloroquina , o organismo se apresentou resistente. “Quando isso acontece, o paciente não apresenta melhorias”, frisou.

Lacerda explica, ainda, que está sendo estudada a substitutição da Cloroquina, substância responsável pela melhoria no quadro febril do paciente, uma das características da doença, pelo Coarsucam. Já a Primoquina será substituída pela Tafenoquina. “O problema do esquema de tratamento de hoje é que a Cloroquina cessa a febre da pessoa infectada pela malária e, por isso, ela já se considera curada e não dá continuidade no tratamento com a Primaquina, cujo o período é de sete dias” , destacou o diretor de pesquisa da FMT/AM.

No Amazonas, os números de casos de malária aumentam neste período de seca na região. Mas em Manaus se concentra a grande quantidade de pessoas infectadas. “À medida que o nível da água do rio começa a baixar, lagos se formam em volta do leito e se tornam criadouros destes mosquitos”, ressaltou Marcus Lacerda.
De acordo com Lacerda, as áreas periurbanas, como as zonas Leste e Oeste, são regiões onde há maior concentração de criadouros do mosquito transmissor da malária.

Boas notícias para casos de Leishmaniose
Outro avanço nos estudos realizados pela FMT/AM aponta para a substituição do tratamento da Leishmaniose tegumentar, também conhecida como leishmaniose de pele ou ferida braba.

Ainda em fase final de teste clínico, os resultados do estudo para curar a doença transmitida pela mosca do tipo Lutzomia irão garantir que o tratamento injetável seja substituído por medicação via oral. O estudo está sendo feito com a droga chamada Miltefosina, semelhante à medicação que é usada nos dias de hoje para o tratamento da doença muito comum em áreas de desmatamento.

Atualmente, a Leishmaniose tegumentar é tratada com o Antimonial, injeção que deve ser aplicada na veia ou no músculo do paciente infectado. "É um tratamento complicado. O doente tem que se deslocar a um posto de saúde para receber as aplicações“, explica o diretor de pesquisa da FMT, Marcus Lacerda, sobre o desconforto para sarar as feridas causadas na pele da pessoa infectada.

Fonte: A Crítica

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais Dicas e macetes Downloads Educação em Nova Olinda do Norte Esporte estágio e aprendiz FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados Piadas e bobagens PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Política por meio da 24ª Cicom Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador
 
Top