Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira entrega Plano Diretor a Governo do Amazonas - Blog do Rio Negro - Amazonas

Titular da Seind, Bonifácio Baniwa, vice-governador, José Melo, e vice-prefeito de SCG, André Baniwa

Titular da Seind, Bonifácio Baniwa, vice-governador, José Melo, e vice-prefeito de SCG, André Baniwa (Divulgação/Seind)

Saneamento básico, melhoria na captação, tratamento e distribuição de água, além de instalação de escolas indígenas de nível médio internas em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus).

Estas foram algumas das demandas do município apresentadas nesta sexta-feira, 29, ao governador em exercício do Amazonas, José Melo, em reunião intermediada pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e realizada na sede do governo.

A lista de reivindicações foi entregue por meio de ofício pelo vice-prefeito André Baniwa, com propostas que foram amplamente discutidas e aprovadas dentro das próprias comunidades.

Todas fazem parte do Plano Diretor de São Gabriel, coordenadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Territorial.

Na região administrativa do Alto Uaupés e de Papuri (afluentes do rio Negro), as comunidades ainda se ressentem de uma melhor distribuição da água potável, sem falar nos serviços de canalização e tratamento de esgoto, segundo o vice-prefeito André Baniwa.

“Estamos preocupados, pois são demandas da área urbana e das comunidades”, disse. “A distribuição de água é insuficiente, porque a estação de captação funciona num local inapropriado, que é o Morro da Fortaleza, ou seja, precisa ir para cima da cidade, acima da Cachoeira de Matupi”, explicou.

Para as regiões Marie e Cauaburi, localizadas em terras yanomami, os indígenas pedem energia com placa solar, construção de quatro escolas de ensino médio e casas de artesanato.

Nas áreas do rio Içana e do Baixo Uaupés, a solicitação por benefícios vai desde a abertura de estradas, que facilite o acesso dificultado pelas cachoeiras, à perfuração de poços artesianos.

Mineração

A reunião na sede do governo também abordou um tema polêmico, que é a mineração. Em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), a Seind tem um projeto intitulado Lapidart, que já foi elaborado, apresentado e aprovado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Uma das propostas é capacitar indígenas na lapidação de pedras semipreciosas.

O projeto ainda não pode ser executado, por conta de entraves na legislação brasileira, que não permite a exploração de minérios em terras indígenas.

Sobre esse assunto, José Melo informou que as discussões em Brasília já estão bem adiantadas e que, em breve, tanto ele quanto o governador Omar Aziz deverão ir a Brasília para tratar diretamente do tema com a presidente Dilma Rousseff.

Fonte: A crítica

Categorias

AMBEV abre 293 VAGAS de emprego Após Base Arpão Cultura Curiosidades detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais Dicas e macetes Downloads Educação em Nova Olinda do Norte Esporte estágio e aprendiz FESPOB Festas Fotos Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM Lendas MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori Notícias Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados Piadas e bobagens PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090 Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa Polícia Militar Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi Política por meio da 24ª Cicom Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19 PREVBarcos retomam atividades no Amazonas Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM Saúde Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019 Turismo UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08) Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5) Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador
 
Top