Estudante apresentou a pesquisa em Congresso (Imagem: Sebastião Alves)
A realização de testes com o extrato de uma planta amazônica, conhecida como caferana, estuda o fato dela inibir em até 80% os efeitos da malária. É o que aponta a pesquisa ‘Estudo in vitro da atividade antimalárica de extratos e frações dos frutos de Picrolemma Sprucei’, apresentada na segunda-feira, 25 de julho, no Congresso de Iniciação Científica da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
Segundo a estudante de Iniciação Cientifica do 7° período do curso de Farmácia do Centro Universitário do Norte (UniNorte), Maria Deliane Nascimento, o estudo possibilitou o experimento de várias amostras sanguíneas originárias da picada do mosquito, do gênero Anopheles, infectado pelo protozoário Plasmodium.
A acadêmica diz que o objetivo principal da pesquisa foi avaliar os efeitos do extrato da caferana, conhecida no meio científico como Picrolemma Sprucei, enquanto inibidora da malária. A pesquisa teve o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic).
Indígenas já conheciam a Caferana
De acordo com a estudante, as sociedades indígenas amazônicas já realizam a cura da malária por meio do extrato da caferana. “Os índios utilizavam também para outras enfermidades, como por exemplo, a diarreia e o câncer”.
Segundo a pesquisadora, o processo de investigação se deu não somente nos experimentos de laboratório, mas por meio de consultas em artigos publicados em revistas especializadas sobre o assunto e visitas constantes ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Benefícios
Para Nascimento, não é fácil encontrar a caferana na floresta amazônica, entretanto o caboclo amazônico conhecedor das ervas medicinas coloca à disposição folhas secas da erva encontrada nos mercados e feiras da cidade. “Quanto ao processo de industrialização do extrato, a população de baixa renda terá acesso ao medicamento, que de certa forma inibe a doença, comum em nossa região.
Sintomas e transmissão da malária
Os sintomas mais comuns da malária são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.
“Além dos sintomas correntes, aparece uma ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma”, comentou Nascimento.
O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto na gravidez.
FAPEAM apoia as iniciações científicas
Segundo Nascimento, o financiamento da bolsa de iniciação científica pela FAPEAM foi de extrema valia. “O risco de contaminação dos processos de experimentos é muito grande. Há necessidade das repetições de materiais no laboratório. Então, a FAPEAM é fundamental no financiamento para a compra de novos materiais e execução do projeto”, disse.
Sobre o Paic
O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic) consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Fonte: Amazonas Notícias
Categorias
AMBEV abre 293 VAGAS de emprego
Após Base Arpão
Cultura
Curiosidades
detém ladrão no Centro de Manaus com 12 mil reais
Dicas e macetes
Downloads
Educação
em Nova Olinda do Norte
Esporte
estágio e aprendiz
FESPOB
Festas
Fotos
Hospital Geral de Barcelos adere ao Agosto Dourado
Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Barcelos AM
Lendas
MPAM e DPE recomendam suspensão da divulgação do festival de parintins
MPAM instaura Inquérito para apurar suposta irregularidade no uso do Fundeb em Anori
Notícias
Pastor que anunciou falsa cura da Covid-19 pode ter que pagar indenização de R$ 300 mil
Pedido de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida é oficialmente arquivado
PF cumpre mandados de prisão contra fraudes em contratações na saúde em 4 estados
Piadas e bobagens
PIS/Pasep: CAIXA e BB liberam pagamentos de até R$ 2.090
Polícia Civil solicita ajuda da população para encontrar homem que desapareceu no bairro Compensa
Polícia Militar
Polícia Militar recupera seis veículos com restrição de roubo ou furto
Polícia terá ampliação de frota de lanchas blindadas
Policiais militares são mortos em tiroteio no Rio Abacaxi
Política
por meio da 24ª Cicom
Prefeito Arthur Neto prorroga 4 decretos como medidas de prevenção à Covid-19
PREVBarcos retomam atividades no Amazonas
Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico no AM
Saúde
Secretário afirma que suspeitos de assassinar PMs em Nova Olinda já foram identificados
Sindicato aprova indicativo de greve contra retorno presencial das aulas em Manaus
TJAM realiza primeira convocação de aprovados do concurso público de 2019
Turismo
UEA retoma atividades acadêmicas na segunda-feira (03/08)
Veja a listas de bairros de Manaus que podem ficar sem água nesta quarta-feira (5)
Vídeo: I Espetáculo Banda Falcão Imperial - Teatro Amazonas
Volta às aulas: grupos de alunos serão definidos e informados pela gestão escolar
Wilker foi o único a votar contra relatório que arquiva o impeachment do Governador