O governo prepara um cardápio gastronômico específico do Amazonas com informações das frutas e comidas típicas do Estado para oferecer aos turistas durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, quando Manaus será sub-sede do mundial. O cardápio estará disponível na rede de restaurantes que passará de 159 empreendimentos para 207 até 2014.
As informações foram divulgadas, nesta sexta-feira (03/06), pelo coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP-COPA), Miguel Capobiango, durante o 1º Encontro Nacional das Comissões de Turismo das Cidades Sub-sedes da Copa do Mundo de 2014, que está reunindo, em Manaus, deputados estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, que terão as capitais como sub-sedes do mundial.
De acordo com Miguel Capobiango, será uma ferramenta importante para criar uma identidade gastronômica do Estado. “Muitos pratos divulgados como regionais, também são comuns em outros estados da Região Amazônica. Aqui se sabe que o peixe é o prato principal mais conhecido no Estado, mas precisamos ter algo mais específico”, informou o coordenador da UGP. Ele ressaltou que essa é uma das ações realizadas pelo governo do Estado para promover o turismo durante a copa.
Miguel Capobiango foi um dos convidados do evento que encerra, hoje, sexta-feira, dia 3, no Hotel Park Suítes, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus. O presidente da Comissão de Turismo (Ctur) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Francisco Souza, coordenador-geral do evento, informou que o encontro foi uma forma de conhecer os projetos e as dificuldades de cada cidade sub-sede da Copa do Mundo de 2014. “O poder Legislativo, um dos três poderes do País, tem muito a contribuir com o poder Executivo, que está executando as obras. No Amazonas, estamos acompanhando o governo no Estado e aprovando projetos de leis relacionados a copa”, informou Souza.
Estão em Manaus os deputados estaduais: Ondanir Bortolini- Nininho (PR) Mato Grosso, Myriam Rios (PDT) do Rio de Janeiro, Nelter Queiroz (PMDB) do Rio Grande do Norte, Tenente Lúcio (PDT) de Minas Gerais, Adalto Santos (PSB) de Pernambuco, Roney Nemer (PMDB) do Distrito Federal, Sérgio Aguiar (PSB) do Ceará e o Brito Bezerra (PP) de Roraima, que participa do evento como convidado.
Durante o encontro, a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga, apresentou os projetos do governo no sobre o setor. Oreni destacou que serão abertas cinco mil vagas para formação de jovens entre 18 e 29 anos nos municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Parintins e Barcelos. Ela informou ainda o aumento da oferta do setor hoteleiro, do número de guias de turista e agências de viagens.
Fonte: A crítica