Após reunião com a ministra da Pesca, Ideli Salvatti, na sede do governo, localizada no bairro da Compensa, Zona Oeste da cidade, o governador Omar Aziz anunciou nesta quinta-feira, 31 de março, a criação de 4 novos pólos de desenvolvimento da pesca e aquicultura no interior do Estado.
O projeto que terá financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos do Fundo da Amazônia e contrapartida do Governo do Estado, visa o desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado nas regiões do Solimões, do Alto Solimões, Purus e Baixo Amazonas (Parintins).
O projeto inclui ainda a regulamentação da pesca esportiva, produção e comercialização do peixe ornamental.
Segundo Omar Aziz, o fomento à cadeia do pescado tem como principal objetivo agregar valor ao produto e gerar emprego e renda no interior.
A ministra Idelli Salvatti, que permanece no Amazonas, até domingo, para conhecer os projetos dos municípios de Manacapuru, Barcelos e a Vila de Balbina, em Presidente Figueiredo afirmou que reconhece o grande potencial do Amazonas na pesca e aquicultura e que a atividade pode ser um grande vetor de desenvolvimento para toda a região.
Em relação à pesca esportiva, ela afirmou que o Ministério trabalha na regulamentação da atividade que estará articulada com o turismo e meio ambiente e que o Amazonas será beneficiado por ter grande potencial de pesca turística.
Salvatti não detalhou o valor dos investimentos a serem feitos nos polos e disse que vai depender da estrutura instalada em cada município pólo, quanto à pesca esportiva, ela afirmou que o Ministério trabalha na regulamentação da atividade que estará articulada com o turismo e meio ambiente.
Segundo ela, também será preciso trabalhar a questão da logística e o fornecimento de ração.
Fonte: A Critica